SUV compacto ganhou nota máxima em segurança no Latin NCAP. Tracker é 5 Estrelas com índice de 91% de proteção aos passageiros
Uma boa notícia para os proprietários do Chevrolet Tracker na América Latina. É que o SUV compacto acaba de ganhar nota máxima de segurança em teste de impacto feito pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP. Tanto o modelo fabricado no Brasil com o Nissan Qashqai, vendido em alguns mercados latinos, ganharam 5 estrelas.
Segundo a entidade, o Chevrolet Tracker equipado com 6 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série atingiu 91,07% de proteção em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil e 54,14% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas. Em relação aos equipamentos de assistência à segurança, o SUV recebeu nota de 83,18%.
As 5 estrelas do Tracker chegam já nos novos protocolos do Latin NCAP. O carro foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash). Também foram avaliados os níveis de proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade.
Apesar da nota máxima, houve um susto durante o teste! Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. O Latin NCAP reportou isso à GM que abriu ocorrência. Após a análise, foi identificado que a falha diz respeito a um recall já convocado em abril de 2022.
Além do Tracker, a entidade também conferiu 5 estrelas para o Nissan Qashqai, produzido no Reino Unido e que vem com com 6 airbags e ESC como padrão. O SUV da Nissan atingiu 93,65% em Ocupante Adulto, 92,02% em Ocupante Infantil, 53,65% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,93% em Assistência à Segurança.
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“Estes dois resultados mostram que é possível oferecer modelos com níveis de segurança cinco estrelas na região e esperamos que impulsionem outros fabricantes a seguir os passos da Nissan, Chevrolet e anteriormente da Volkswagen. Apesar da falta de regulamentos de segurança robustos na região e de informações independentes através de uma classificação em estrelas do Latin NCAP, vemos que os fabricantes estão demonstrando seu compromisso com veículos mais seguros”, declarou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
Comentário técnico: Tracker 5 Estrelas
O impacto frontal e lateral mostraram proteção adequada a boa para adultos, a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal a boa e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa. Para o ocupante infantil, o modelo mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A proteção dos pedestres foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior. O modelo não oferece frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis das estradas (AEB VRU), mesmo como uma opção para compensar a pontuação baixa de proteção para pedestres na perna superior. O modelo proporciona um lembrete de cinto de segurança padrão (SBR) na primeira e segunda fila e assistência de limitação de velocidade. O Tracker também oferece detecção de ponto cego (BSD), AEB urbano e interurbano mostrando bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O ESC padrão mostrou bom desempenho e alcançou uma velocidade máxima de 95 km/h e 70 km/h nos testes ADAC e no teste de consumidores, respectivamente.