CES é o novo Salão do Automóvel

CES é o novo Salão do Automóvel

A feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES) se tornou uma das principais vitrines para divulgar não apenas computadores, televisores e celulares, mas também carros. Marcas como BMW, Chrysler, General Motors, Mercedes-Benz e até mesmo a Sony levaram carros do futuro para disputar a atenção com televisores, celulares e outras tranqueiras.

A BMW levou o iX Flow, uma derivação de seu SUV elétrico, que tem como principal novidade a tecnologia de mudança de pigmentação E-Ink, num conceito semelhante ao do livro digital Kindle. Basta dar um comando para que aconteça a troca de cor, impulsionada por uma pequena corrente elétrica.

300x250

CES

A ideia é permitir que no futuro é dar liberdade de escolha para proprietário escolher seu estilo. Em termos indústriais significaria a simplificação no processo de produção, pois não seria necessário parar a linha de pintura para troca da cor da tinta.

A Chrysler, que tem sede em Detroit, levou para a feira o conceito Airflow. Ele é um SUV elétrico, que pega carona na ideia do Mustang Mach-E, mas o espírito esportivo do Muscle Car americano. Com desenho elegante, o Airflow utiliza um motor para cada eixo. A dupla entrega 200 cv e tem autonomia de até 645 km. Ele pode ser a tábua da salvação da marca, do grupo Stellantis, que hoje rasteja com a minivan Pacifica e o veterano 300C.

Já General Motors, que também compõe o trio dos pistões de Michigan, foi para o deserto apresentar a Silverado EV (que o leitor conferiu aqui) e também o Chevrolet Equinox EV. Diferente do SUV vendido no Brasil, esse elétrico utiliza a mesma plataforma Ultium da picape.

CES

Com desenho futurista, a GM quer fazer dele o elétrico de volume, com preço inferior a US$ 30 mil. Para se ter uma ideia, essa é a faixa mais quente do mercado norte-americano em que se posicionam sedãs, SUVs e picapes de porte médio, com motores a combustão.

Luxuosos da CES

Num degrau mais sofisticado a GM divulgou o Cadillac InnerSpace. Trata-se de um cupê conceitual totalmente autônomo. Seu interior conta com uma generosa poltrona para dois ocupantes, sem volante ou pedais. É se acomodar e deixar que o Caddy faça seu trabalho.

CES

A Mercedes-Benz por sua vez revelou o EQXX, um sedã de traseira alongada que é uma evolução do conceito IAA, de 2015. O destaque desse elétrico é a autonomia de 1.000 km.

CES

Já a Sony levou a segunda versão de seu PlayStation sobre rodas para a CES. O Vision-S 02 é um SUV com motores de 268 cv, que assim como o sedã Vision-S ainda não tem data para sair do papel.

 


Fotos: Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br