Carlos Tavares deixa o cargo. John Elkann Assume Interinamente em Meio a Desafios de Vendas nos EUA
Carlos Tavares, o executivo português que desde a criação da Stellantis liderava o conglomerado automotivo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, está deixando o cargo de CEO. O Conselho Administrativo da Stellantis anunciou a saída de Tavares neste domingo, 1º de dezembro, após um acordo mútuo. A decisão vem em um momento crítico para a empresa, que enfrenta desafios significativos no mercado norte-americano e busca realinhar sua estratégia global.
Desempenho nos EUA e Motivações para a Mudança
Embora a razão exata para a saída de Tavares não tenha sido oficialmente divulgada, o desempenho insatisfatório da Stellantis nos Estados Unidos é apontado por especialistas como um fator determinante. Nos primeiros três trimestres de 2024, as vendas combinadas das marcas da Stellantis nos EUA caíram 19,8% em relação ao ano anterior. As marcas Chrysler e Dodge, fundadas nos Estados Unidos, sofreram as quedas mais acentuadas, de 47% e 43%, respectivamente. Jeep e Ram, outras duas marcas com forte presença no mercado americano, também registraram declínios. Este cenário desafiador resultou em uma queda nos lucros da empresa e desvalorização de suas ações em 38% desde o final de 2023.
Henri de Castries, diretor sênior independente da Stellantis, destacou um desalinhamento entre os acionistas, o conselho e o CEO, o que precipitou a mudança na liderança. O comentário reflete a necessidade de um novo direcionamento estratégico para enfrentar os desafios atuais.
Liderança Interina e Planos Futuros
Até que um novo CEO seja nomeado no primeiro semestre de 2025, John Elkann, presidente do Conselho da Stellantis, liderará um Comitê Executivo Interino. Este comitê ficará encarregado de administrar o grupo durante a transição, focando em estratégias para recuperar o mercado nos EUA e estabilizar a confiança dos investidores.
Perspectivas no Brasil e Investimentos
Apesar das dificuldades nos Estados Unidos, a Stellantis continua a manter uma forte presença no Brasil, onde lidera o mercado de veículos leves com cerca de 30% de participação. A Fiat é atualmente a marca de carros mais vendida no país, enquanto a Jeep ocupa a sétima posição. No entanto, a Fiat cresceu 9,8% entre janeiro e outubro de 2024, abaixo da média de crescimento do mercado de 14,9%. A Jeep enfrentou uma queda de 6,3%, pressionada pela concorrência de SUVs híbridos das chinesas BYD e GWM.
A Stellantis tem planos ambiciosos para o Brasil, com um investimento de R$ 30 bilhões até 2030. A empresa pretende lançar 40 novos produtos.
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