Empresa inicia campanha de marketing como primeira montadora eletrificada do Brasil após fechar fábrica de Jacareí. Caoa Chery vai lançar subcompcato ainda em 2022
A Caoa Chery inicia uma campanha de marketing para se vangloriar como a primeira montadora do Brasil a ter toda a sua produção eletrificada. Mas o que a empresa não conta em sua propaganda é que, para isso, teve que fechar uma fábrica e demitir mais de 500 funcionários.
Antes de maio de 2022, a marca tinha duas fábricas no Brasil: Anápolis (GO) e Jacareí (SP). A unidade paulista era uma herança da primeira investida da Chery no Brasil, quando apostou em carros baratos, mas com design controverso e qualidade questionada. Em 2017, o grupo Caoa comprou 50% da marca no Brasil dando origem à Caoa Chery.
LEIA TAMBÉM:
Mercado: CAOA Chery perto do Top 10
Teste do Arrizo 6 Pro!
Renault abandona a Rússia e fábricas serão estatizadas
Na planta de Jacareí eram produzidos o SUV Tiggo 3X Turbo e os sedãs Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro. No começo de maio de 2022, a Caoa Chery surpreendeu o mercado ao anunciar o fechamento da sua fábrica em SP, matando o Tiggo 3X, que era seu produto mais vendido. A informação oficial é que a unidade será reformada para produzir veículos elétricos e híbridos.
Com o fechamento para reformas, mais de 500 funcionários foram demitidos, o que gerou queixas do sindicato no Ministério Público do Trabalho. Na semana passada, uma decisão da Justiça suspendeu liminarmente as dispensas.
Caoa Chery eletrificada
Menos de um mês após a decisão drástica, um pouco da estratégia da montadora ficou evidente: por conta do marketing, fechou a unidade paulista o que tornou mais fácil seu objetivo de virar uma marca 100% eletrificada.
“Atenta às demandas globais em relação à mobilidade sustentável, a CAOA CHERY assumiu o compromisso com o Brasil e seus consumidores de eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o final de 2023”. No vídeo, aparecem as silhuetas de alguns SUVs da marca.
Entre os planos elétricos da Caoa Chery, está o lançamento de um carro subcompacto ainda em 2022. O modelo importado da China deve roubar o posto do Renault Kwid E-Tech como o elétrico mais barato do Brasil. Segundo o Autos Segredos, o carro conhecido no mercado chinês de EQ1 vai se chamar Icar no Brasil.
Para cumprir a promessa de eletrificação nacional, a Caoa Chery deve oferecer versões híbridas dos modelos atuais. Nos próximos anos, inclusive com o possível retorno de Jacareí (SP), modelos 100% elétricos. “Uma revolução tecnológica que vai trazer mais economia, conforto, desempenho, tecnologia, e principalmente, mais sustentabilidade para seus consumidores. Uma verdadeira viagem para o futuro”, diz a marca.
Fique pertinho da gente:
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.