Camanzi fala sobre o Honda Accord Híbrido
A eletrificação dos veículos é um caminho sem volta. Híbridos ou elétricos puros eles já começam a fazer parte de nossa paisagem. E o próximo a chegar é o novo Accord Hibrido com a tecnologia e-HEV da Honda, que acabou de ser apresentado.
Vamos conhece-lo:
“Ele vai substituir o atual Accord Touring 2.0 turbo. Como só vai chegar no início do segundo semestre, ainda não tem preço. Mas não espere nada menos do que 300 mil reais. Afinal o Touring já estava passando dos 260 mil. Sedã de luxo, é o primeiro dos três modelos híbridos que a marca quer trazer para o Brasil até 2023 dentro do plano e eletrificação para o mercado local. A grande novidade do novo Accord é a tecnologia e-HEV que combina dois motores elétricos, sendo um de tração e outro gerador, com um motor 2.0 a combustão de ciclo Atkinson a gasolina. O sistema permite três modos de condução, EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive e Engine Drive, que se alternam automática-mente. Nos modos EV Drive e Hybrid Drive a tração sempre é feita pelo motor elétrico de tração. A única diferença entre eles é que se for necessário, o motor a combustão funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador para fornecer energia ao motor de tração e carregar a bateria que fica sob o banco traseiro. E o terceiro modo, o Engine Drive, faz a conexão direta do motor a combustão com as rodas por meio de um sistema de embreagem. Esse modo só é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando ele trabalha em uma faixa de maior eficiência energética e o motor elétrico é desativado.
Motor elétrico
Potência 184 cv
Torque 32,1 kgfm
Motor a combustão
Potência 145 cv
Torque 17,8 kgfm
Os números homologados de consumo pelo Inmetro são de 17,6 km/l na cidade e de 17,1 km/l na estrada. Tem ainda os modos ECON, com acelerações mais lentas e maior economia; e o Sport para um desempenho mais apimentado. Porém, como de costume, a Honda não divulgou os dados de desempenho. Mas devem ser próximos do Accord Touring, com um 0 a 100 em torno de 6 segundos e máxima acima dos 200 por hora. O sistema tem ainda um modo de desaceleração em quatro níveis, comandado pelas aletas atrás do volante, que aumentam a regeneração de energia para a bateria e incrementam o freio motor ao tirar o pé do acelerador. Mas o Accord Híbrido também vem com novidades no design. Na frente ganhou nova grade, para-choque e faróis de neblina em LED. Claro, novas rodas aro 17 polegadas e um novo para-choque traseiro, além dos emblemas com acabamento azul dos veículos híbridos. Dentro novo quadro de instrumentos com novo grafismo; nova central multimídia que não precisa de cabo para conexão Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução e duas saídas USB para o os ocupantes do banco traseiro. Em segurança também traz novidade. Além dos controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, vem com oito airbags, incluindo os de joelhos para motorista e passageiro. Tem ainda sistema que freia em manobras de baixa velocidade, caso detecte possibilidade de colisão; assistente de permanência em faixa ativo; controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, o ACC; e sistema de frenagem autônoma.
E aí, gostaram? Legal né. Bom, agora só falta chegar o Accord Híbrido pra gente testar e também torcer pra que essas tecnologias cheguem em carros mais acessíveis, pra que mais pessoas possam desfrutar da economia que proporcionam. Até a próxima. Tchau”.
Texto e apresentação: Emilio Camanzi
Imagens: divulgação Honda
Edição: Camila Camanzi
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50