BYD TAN, mais uma marca elétrica entre nós

BYD TAN, mais uma marca elétrica entre nós

Você já ouviu falar da BYD, sigla em inglês de ‘Build Your Dreams’, ou traduzindo ‘Construa seus sonhos’? Pois é, é uma marca chinesa que fabrica caminhões e ônibus elétricos no Brasil desde 2015. E agora vai trazer um automóvel elétrico prá cá, o SUV Tan EV.

Se liga no vídeo que eu conto tudo:

300x250

 

 

Antes, porém, vou te contar que a BYD foi fundada em 1995 para fazer baterias e hoje é a maior do mundo, que em 2002 começou a produzir carros elétricos e hoje é a maior da China e uma das maiores no mundo. E pra fazer a estreia com automóveis em nosso mercado, escolheu o BYD Tan EV, que será o primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico comercializado no Brasil. Em versão única, seu preço só será definido em janeiro quando será aberta a pré-venda. Segundo a BYD  deverá ficar entre 400 e 500 mil reais. E as entregas começam em março nas primeiras das 35 concessionárias previstas até o final de 2022. Outra proposta da BYD é também vender aos clientes estações de abastecimento com energia solar e baterias acumuladoras para carregar o carro à noite. Mas vamos ao Tan, de nome original Tang, em homenagem à essa dinastia chinesa, mas que aqui teve seu nome abreviado para não ser confundido com o famoso refresco. Com um visual batizado de Dragon Face, criado pelo designer Wolfgang Egger, ex-Audi, o Tan chama a atenção pelo porte avantajado. Faróis Full LED afilados, uma enorme grade para, basicamente, esfriar o condensador do ar-condicionado, e setas dinâmicas, marcam a frente. De lado, além das rodas de aro 22 polegadas, é a terceira coluna revestida de vidro o que dá uma sensação de teto flutuante, enquanto que na traseira o destaque são as lanternas em LED com efeito 3D que percorrem toda a tampa do porta-malas. Internamente não é exagero dizer que o acabamento é do mesmo nível dos carros de luxo alemães. Com revestimento em couro sintético e superfícies emborrachadas, chama a atenção pelo acabamento. Outra é a ausência de botões, sendo a maior parte dos comandos feitos na supertela de  15,6 polegadas flutuante do multimídia, que pode ser dividida em até quatro janelas. Além do tamanho, prá mim exagerado, ela gira 90 graus, para ficar na vertical ou na horizontal, a gosto do freguês. O quadro de instrumentos de 12,3 polegadas também é digital e configurável. Teto solar panorâmico é de série, bem como bancos dianteiros elétricos, carregador de celular por indução, ar condicionado de duas zonas, câmeras 360 graus e  outros equipamentos que você pode conferir na lista que está na descrição. No quesito espaço o Tan vai bem. Com 2 metros e 82 centímetros de entre-eixos, leva cinco adultos com conforto, enquanto que o espaço na terceira fileira é mais indicado a duas crianças. Já no porta-malas, que tem abertura elétrica por sensor embaixo do para-choque, sobram 235 litros de capacidade com sete pessoas no carro; ótimos 940 com cinco e 1.650 com as duas fileiras de trás rebatidas. O Tan estreia uma inovadora bateria da BYD, chamada de Blade Battery, bem mais segura que as atuais. Ela tem uma capacidade de 86,4 kWh que, segundo a marca pode ser recarregada de 30 a 80% em apenas 30 minutos em um ponto de corrente contínua de 110kW. E permite uma autonomia de até 437 quilômetros. Como é equipado com dois motores, um para as rodas dianteiras e outro para as traseiras que atuam simultaneamente, o Tan tem tração 4×4 integral, garantindo mais segurança em curvas.

Além dos controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, tem seis airbags; controle de velocidade de cruzeiro adaptativo; sensor de ponto cego; reconhecimento de placas de trânsito; sistema de permanência em faixa ativo; e alerta de colisão com frenagem de emergência.

 

Informações técnicas do BYD Tan:

Ficha Técnica e Equipamentos BYD Tan EV

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: divulgação

Edição: Guilherme Carmo


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/

🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/

🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br