A BYD amplia seu portfólio no mercado brasileiro com o sedã Han EV. O modelo chega para brigar num segmento de elétricos de luxo. Por aqui, seus rivais diretos são os primos Audi RS e-tron Sportback e Porsche Taycan.
Com preço sugerido de R$ 539.990, esse chinês chega para consolidar a maturidade da indústria mandarim. O modelo é equipado com dois motores que juntos entregam 494 cv e 69,3 kgfm de torque. Cada unidade é instalada sobre um dos eixos, o que faz dele um carro com tração integral.
O sedã é equipado com baterias de 76,9 kWh. Segundo a marca a autonomia é de 500 km e 80% da carga pode ser reposta em menos de meia hora num carregador rápido.
Estilo do elétrico
O Han EV tem desenho elegante, sem excesso de vincos. Os traços minimalistas chegam a remeter ao Tesla Model S, de Elon Musk. Bem diferente das formas ousada do cupê da Audi, assim como do BMW i5.
Trata-se de um carro bonito, mas que também não chega a ser um algo estupendo. Mas não peca pelo exagero.
Interior do Han EV
Por dentro, o sedã também tem estilo elegante, sem “futurismos”. O quadro de instrumento digital oferece boa leitura e o imenso multimídia flutuante garante acesso a todos os parâmetros do modelo.
O console central é limpo, com alavanca da transmissão, botão de partida, freio de estacionamento e funções auxiliares unidas em um único módulo.
Um detalhe interessante é que o sistema de destrava das portas utiliza tecnologia NFC. Esse tipo de tecnologia tem evoluído ao longo dos últimos 20 anos na indústria de eletrônicos. Em termos práticos, ele permite a comunicação entre os dispositivos, como uma evolução do Bluetooth.
O modelo ainda conta com amplo pacote de assistentes de condução, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitores de saída de faixa, tráfego cruzado em ré e identificação de pedestres. O modelo ainda conta com câmera 360 graus.
Assim, cheio de recheio, autonomia elevada e desenho garboso, o BYD se apresenta como o único sedã elétrico capaz de encarar os modelos alemães.
Ficha técnica e equipamentos do Han EV:
Fotos: BYD/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50