BYD inicia construção da fábrica de carros elétricos na Bahia

BYD inicia construção da fábrica de carros elétricos na Bahia
BYD inicia obras em Camaçari para construção de fábrica

Antiga fábrica da Ford começa a receber as cores da chinesa BYD. Ao invés Ka e EcoSport, Camaçari vai produzir carros elétricos e híbridos

A BYD deu nesta terça-feira os primeiros passos para implantar sua primeira fábrica fora da Ásia. Em uma cerimônia realizada em colaboração com o Governo da Bahia, a montadora chinesa deu o início das obras em seu complexo industrial, localizado em Camaçari (BA), localizado em uma área anteriormente ocupada pela Ford.

O complexo, que será o maior polo industrial da BYD fora da China, receberá um investimento de R$ 3 bilhões, com expectativa de iniciar a produção entre o final de 2024 e o início de 2025, atingindo uma capacidade instalada de aproximadamente 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, acompanhado por Alexandre Baldy, conselheiro especial da companhia, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades, deram o ‘start’ nas obras, com direito a caminhões Mercedes-Benz com a marca tampada.

BYD inicia obras em Camaçari para construção de fábrica
BYD inicia obras em Camaçari para construção de fábrica

O terreno, adquirido por R$ 287 milhões abrigará 26 novas instalações na primeira fase de obras, incluindo galpões de produção e uma pista de testes, ocupando cerca de 1 milhão de m². As instalações antigas serão destinadas a fornecedores, colaborando na produção de partes e peças dos novos veículos.

Inicialmente, a fábrica produzirá modelos como o Dolphin, Yuan Plus e Dolphin Mini, todos 100% elétricos. Além desses, também fabricará o Song Plus, um híbrigo plug-in. A produção local visa oferecer preços mais competitivos, ampliando as oportunidades para os consumidores brasileiros adotarem veículos elétricos.

Em 2023, a BYD conquistou a liderança no mercado de veículos eletrificados no Brasil e no mundo, registrando um crescimento impressionante de quase 70 vezes e vendendo cerca de 18 mil carros, ultrapassando a soma de todos os concorrentes.

“A BYD vai contribuir para o fomento econômico do estado baiano, com a geração 10 mil empregos, e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços, dando prioridade a empresas locais”, destaca Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

O Dolphin Mini também promete boas vendas, apesar da marca ter decepcionado muita gente com o preço. Segundo a BYD, mais de 7,7 mil reservas foram feitas desde o lançamento na última quarta-feira.

Mais conteúdo:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br