Montadora Chinesa Planeja Lançar Diversos Modelos e Iniciar Produção em Camaçari em 2025
A gigante chinesa BYD está se preparando para uma expansão significativa no mercado brasileiro, com pelo menos oito lançamentos programados para 2025 e o início da produção local em sua planta em Camaçari, Bahia.
Linha de Lançamentos e Atualizações
No Salão de Guangzhou, um dos maiores da China, a BYD antecipou algumas novidades que chegarão ao Brasil nos próximos anos.
O sedã elétrico Seal receberá atualizações que incluem um aumento na velocidade máxima de 190 km/h para 240 km/h, além de novas rodas e saias laterais. O Seal também terá uma versão híbrida plug-in chamada Seal 07 DM-i, já em testes no Brasil.
O Dolphin Mini, um subcompacto elétrico, terá sua suspensão ajustada quando a produção nacional começar em 2025. A marca afirmou que, embora a suspensão atual não comprometa a segurança, um novo ajuste será implementado com o início da produção local.
O SUV híbrido Song Pro será o primeiro modelo nacional a ser produzido com tecnologia híbrida flex plug-in, permitindo o uso de gasolina, etanol ou eletricidade. A produção local desses modelos está prevista para agosto de 2025, após uma fase inicial de montagem SKD (Semi Knocked Down) em março.
Além disso, com status de “quase confirmado”, temos o Sea Lion 07, um SUV que compartilha a identidade visual e o conjunto mecânico do Seal.
Denza: A Submarca de Luxo da BYD
A BYD também lançará sua submarca de luxo, Denza, no Brasil, com a abertura de 80 lojas próprias. Serão introduzidos modelos como o sedã elétrico Denza Z9, o SUV Bao 5 e a van executiva D9, destacando-se pela sofisticação e tecnologia avançada. Modelos robustos como os jipões Bao 8 e Yangwang U8 estão sendo considerados, embora o Yangwang U8 enfrente desafios de homologação devido ao seu Peso Bruto Total exceder 3.500 kg, exigindo habilitação tipo C.
Desenvolvimento da Fábrica de Camaçari
A fábrica da BYD em Camaçari, ocupando o antigo complexo da Ford, está passando por uma revitalização significativa e será a maior planta da BYD fora da China, com 4,6 milhões de metros quadrados. Adquirida do governo da Bahia por cerca de R$ 290 milhões, a planta terá 26 novas instalações, incluindo galpões de produção e uma pista de testes. A primeira fase de renovação, prevista para março de 2025, incluirá a montagem SKD dos modelos Song Pro e Dolphin Mini. A produção total, incluindo setores de pintura e estamparia, começará em agosto, possibilitando a fabricação de ônibus, caminhões e o processamento de insumos para baterias, como o lítio, consolidando a planta como um centro altamente verticalizado. Alguns galpões da antiga fábrica da Ford poderão ser aproveitados em outras fases de expansão por fornecedores.
Novas Tecnologias
Na cerimônia de anúncio do início da produção local, a BYD apresentou a versão flex do motor 1.5 aspirado de quatro cilindros que atualmente equipa, além do Song Pro, o Song Plus e o King. Embora a marca ainda não tenha revelado informações detalhadas sobre a potência e torque do motor com etanol, espera-se um aumento de cerca de 5 cv. O motor 1.5 aspirado roda em ciclo Atkinson e não tem injeção direta, mas deve oferecer mais potência com etanol.
A BYD também está estudando uma versão turbo flex do motor 1.5 DM-i, usada na picape Shark e no Song Plus Premium.
Geração de Empregos
Na ocasião, a BYD anunciou a contratação de 10 mil trabalhadores para a fábrica entre janeiro e agosto de 2025. Esse movimento está alinhado com o crescente interesse do mercado local por soluções mais sustentáveis e tecnologias inovadoras no setor. O complexo deverá gerar um total de 20 mil empregos diretos e indiretos. A partir de janeiro, a BYD anunciará os detalhes de um programa de contratações que promete movimentar profissionais da Bahia e de outros estados, com a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto.
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