BYD Denza Z9: Sedã e Perua de Quase 1.000 cv Chegam em 2025

Independente do que aconteça, a BYD não para de trazer mais modelos pro nosso mercado e intensifica os preparativos para lançar sua marca de luxo, Denza, no Brasil. Os modelos Denza Z9 e Z9 GT, um sedã e uma perua esportiva de luxo, respectivamente, tiveram suas patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A expectativa é que a família Z9 comece a ser comercializada no país em 2025, trazendo opções de motorização híbrida plug-in (PHEV) e elétrica (BEV).

Patentes Confirmam Chegada da Família Z9

O registro das patentes de ambas as carrocerias no INPI sinaliza o compromisso da BYD em trazer a linha Z9 para o mercado brasileiro. Atualmente, os modelos já são comercializados na China, onde oferecem versões com diferentes tipos de propulsão. Contudo, a BYD ainda não confirmou quais versões serão oferecidas no Brasil.

Patente Z9

Opções de Motorização: Potência Híbrida e Elétrica

Quando a BYD anunciou a vinda do Z9 para o Brasil, a decisão sobre quais versões seriam disponibilizadas (BEV, PHEV ou ambas) ainda não havia sido tomada. Tanto o Z9 quanto o Z9 GT nas versões PHEV utilizam a plataforma DM de quinta geração da BYD, combinando um motor 2.0 turbo a combustão de 206 cv com três motores elétricos (um dianteiro e dois traseiros), resultando em uma potência combinada de 870 cv.

A bateria das versões PHEV possui 38,5 kWh, proporcionando uma autonomia de até 201 km no modo elétrico ou 1.100 km no modo combinado, de acordo com o ciclo de medição chinês CLTC. As versões elétricas, construídas sobre a plataforma e-Platform 3.0 Evo, entregam ainda mais potência, com um total de 952 cv provenientes de três motores elétricos. A bateria, neste caso, possui 100,1 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia de 603 km, também pelo ciclo CLTC.

Patente Z9 GT

Design e Diferenças entre Sedã e Perua

A principal distinção entre o sedã Z9 e a perua Z9 GT reside na carroceria. O Z9 GT apresenta um design shooting brake, com uma traseira alongada e um caimento mais acentuado. Um pequeno spoiler no teto também diferencia a perua do sedã. As imagens revelam ainda sutis diferenças no design dos para-choques, com versões mais arredondadas para os modelos elétricos e um design ligeiramente diferente para os PHEV.

Além da alta performance, a dupla Z9 oferece um interior luxuoso e repleto de tecnologia. O sedã possui 5,23 metros de comprimento, enquanto a perua mede 5,18 metros, ambos superando o Porsche Taycan, seu principal concorrente, em dimensões.

A cabine é equipada com diversas telas, incluindo um painel de instrumentos e uma tela para o passageiro, ambos com 13,2 polegadas, além de uma central multimídia de 17,3 polegadas. Há ainda duas telas menores para os retrovisores e para o controle do ar-condicionado digital. Os passageiros do banco traseiro contam com telas de entretenimento nos encostos dos bancos dianteiros e um controle central para o ar-condicionado. Para completar a experiência, os modelos oferecem um sistema de som Devialet com 26 alto-falantes, bancos com ajustes elétricos e um refrigerador.

Denza Z9 sedã

Preços Competitivos para Desbancar a Concorrência

Na China, os preços do Denza Z9 e Z9 GT variam entre 334.800 yuans (R$ 269.000) para a versão PHEV e 354.800 yuans (R$ 285.000) para a versão BEV, na cotação atual. A expectativa é que os preços no Brasil sejam mais elevados, mas ainda assim competitivos em relação ao Porsche Taycan, que parte de R$ 820.000 na versão sedã e R$ 920.000 na versão perua. O objetivo da Denza é oferecer um produto de luxo com alta performance e tecnologia a um preço mais acessível que seus rivais.

Outros Modelos da Marca no Brasil

Além dos sedãs e peruas da família Z9, a Denza também conta com mais dois modelos confirmados para completar seu portfólio aqui no Brasil: o SUV robusto Bao 5 (que já desembarcou no Brasil no final de fevereiro deste ano com a nomenclatura Denza B5) e a luxuosa van D9. 

Denza Bao 5

O Bao 5, vendido na China como FangChengBao 5, compartilha a plataforma com a picape Shark da BYD. Seu sistema híbrido plug-in DMO combina um motor 1.5 turbo de 193 cv com dois motores elétricos de 272 cv e 387 cv, entregando uma potência combinada de 686 cv e 77,5 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos. Com 4,89 metros de comprimento e 2,80 m de entre-eixos, o Bao 5 promete uma autonomia total de quase 1.200 km no ciclo chinês, com 125 km no modo elétrico. 

Denza D9

Já a Denza D9 é uma van de luxo que oferece configurações comparáveis às classes executivas de aeronaves, com poltronas da segunda fileira equipadas com aquecimento, ventilação, massagem e ajustes elétricos. O interior conta com várias telas, incluindo duas específicas para cada assento da segunda fileira e duas maiores para entretenimento. A D9 chega em versão híbrida plug-in com um motor 1.5 turbo de ciclo Miller (138 cv e 23,5 kgfm) associado a um motor elétrico de 231 cv e 34,6 kgfm, totalizando 300 cv de potência combinada e 58,2 kgfm de torque. A bateria de 20,4 kWh promete uma autonomia elétrica de aproximadamente 100 km no ciclo CLTC. Com 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de entre-eixos, a D9 oferece um amplo espaço interno com configuração de 2+2+3 assentos, totalizando sete lugares.

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