O primeiro modelo da Denza, submarca de luxo da BYD, desembarcou hoje (27) no Brasil a bordo do navio Explorer 1. Trata-se do Denza B5, um SUV híbrido que, no mercado internacional, é conhecido como Fang Cheng Bao 5. Com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2025, o B5 chega para inaugurar a linha de veículos premium da BYD no país.
Denza: Uma Nova Marca para um Novo Público
A estratégia da BYD é clara: posicionar a Denza como uma marca independente, com foco em veículos de alto padrão e um público mais exigente. Por isso, o Fang Cheng Bao 5, nome original do modelo no mercado chinês, será rebatizado como Denza B5 no Brasil, seguindo a identidade visual e o padrão de nomenclatura da submarca.
Rival Para o Defender e Outros SUVs de Prestígio
Com suas dimensões generosas (quase 5 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 2,80 m de entre-eixos), o Denza B5 se posiciona como um concorrente direto de SUVs de prestígio como o Land Rover Defender, Ford Bronco e GWM Tank 500. Além do porte imponente, o B5 se destaca pelo design robusto e moderno, com linhas marcantes e detalhes que reforçam sua identidade off-road.


Tecnologia Híbrida Plug-in e Desempenho Surpreendente
O Denza B5 compartilha a mesma plataforma e o conjunto híbrido plug-in DMO da picape BYD Shark. No entanto, ao contrário da Shark, que tem um apelo mais utilitário, o B5 foca no conforto, no requinte e na experiência de condução.
O sistema híbrido combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv, um em cada eixo. No mercado chinês, essa combinação entrega uma potência total de 686 cv e um torque de 77,5 kgfm, permitindo que o B5 acelere de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
A bateria de 20,4 kWh, que pode ser recarregada em até 16 minutos, garante uma autonomia de 125 km em modo elétrico (ciclo chinês), permitindo que o B5 seja utilizado no dia a dia sem emitir poluentes. Para viagens mais longas, o motor a gasolina entra em ação, garantindo uma autonomia total de 1.200 km.
Assim como a Shark, o B5 também possui a função V2L (Vehicle-to-Load), que permite utilizar a energia da bateria para alimentar equipamentos externos, como ferramentas, eletrodomésticos e até mesmo uma casa (com potência de até 6 kW).
Interior
O interior do Denza B5 conta com um painel de instrumentos totalmente digital e uma central multimídia com uma tela flutuante de dimensões equivalentes a 50 polegadas. Além disso, o passageiro dianteiro conta com uma terceira tela, que pode ser utilizada para entretenimento ou para controlar algumas funções do veículo. Tem, ainda, reconhecimento biométrico.
O console central é similar ao da BYD Shark, com diversos botões físicos que facilitam o acesso às principais funções do carro. Os materiais utilizados são de alta qualidade, com revestimentos em couro, detalhes em metal e acabamento impecável.
Habilidade Off-Road Comprovada
O Denza B5 não é apenas um SUV de luxo, mas também um veículo capaz de enfrentar terrenos difíceis. Em 2024, o modelo conquistou um recorde no Guinness Book ao subir uma montanha de 5.980 metros na China, demonstrando sua capacidade off-road e a robustez de sua mecânica.
Lojas Denza: Um Novo Espaço Para um Novo Público
A BYD pretende criar um ambiente exclusivo para a marca Denza no Brasil. As lojas da submarca serão separadas das concessionárias da BYD, com uma identidade visual própria e um atendimento personalizado. A expectativa é que as primeiras lojas Denza sejam inauguradas em breve, oferecendo aos clientes uma experiência de compra diferenciada.
Além do B5, a Denza também pretende comercializar no Brasil a van executiva D9, um modelo de luxo com capacidade para sete passageiros que promete rivalizar com as vans premium importadas.
Veja nossas impressões sobre o Bao 5:
Atraso nas Obras da Fábrica de Camaçari (BA)
A BYD anunciou o adiamento do início da produção em sua fábrica em Camaçari, Bahia, anteriormente previsto para março. O atraso se deve a problemas trabalhistas envolvendo uma empresa terceirizada, o que levou ao embargo de parte das obras pelo Ministério Público do Trabalho. Apesar disso, a BYD mantém seus planos de transição para o sistema de montagem CKD ainda este ano e de iniciar a produção com o SUV híbrido Song Pro e o subcompacto elétrico Dolphin Mini, além de toda a família Dolphin.
Para compensar o atraso na produção local, a BYD continuará importando veículos da China. O desembarque ocorrido na data de hoje contou com 5.524 unidades das famílias Dolphin, Song e Yuan, além do Denza B5.
A previsão é que mais duas remessas de 5.500 carros da BYD cheguem ao Brasil até junho, totalizando cerca de 17 mil unidades. Essa estratégia visa garantir um estoque suficiente para atender os clientes até o início da produção local, além de antecipar a chegada dos veículos antes do novo aumento do Imposto de Importação para veículos elétricos e híbridos, previsto para julho. As alíquotas do imposto de importação subirão para 30% no caso dos híbridos leves (MHEV) e paralelos (HEV), 28% para os híbridos plug-in (PHEV) e 25% para os elétricos puros (BEV). Isso tudo ocorre em meio a uma disputa da Anfavea, que defende a retomada imediata do imposto de importação de 35%
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