Bronco Sport: o primeiro SUV da Ford mostra ao mercado porque voltou

Bronco Sport: o primeiro SUV da Ford mostra ao mercado porque voltou

O Ford Bronco Sport voltou ao mercado mundial após um hiato de 24 anos, e, pela primeira vez, chegou ao Brasil. Ele traz um interessante conceito sobre o tema SUV, ou Sport Utility Vehicle, algo como Veículo Utilitário Esportivo no bom português. Desde o seu lançamento em 1965 nos Estados Unidos, o carro da Ford tinha como proposta um veículo que combinasse o uso familiar com o “esporte” em desbravar novos caminhos mesmo em locais onde esses caminhos não existissem.

O Bronco tinha como proposta levar seu aventureiro motorista e sua família a locais onde poucos mortais conseguiriam chegar. Não é preciso dizer que, na época, o conceito foi compreendido e abraçado pelo consumidor norte-americano, que passou a olhar o novo SUV da Ford como um veículo capaz de realizar sonhos, levando o motorista e passageiros a lugares incríveis em que outros carros não chegariam. Tudo isso sem perder o conforto e a habitabilidade de um carro familiar. O sucesso do Ford Bronco fez com que outras marcas seguissem nesse caminho, e outros produtos mantivessem esse conceito, o de um verdadeiro SUV.

Por mais de três décadas, o Bronco e seu aventureiro conceito familiar e esportivo dominaram o mercado e trouxeram à tona toda a imaginação do consumidor, que, graças a sua robusta estrutura construtiva, sua tração nas quatro rodas e uma tecnologia de ponta da Ford, permitiam que a verdadeira proposta de um veículo utilitário esportivo fosse colocado em prática até mesmo pelo motorista comum, que não precisava ser nenhum especialista em off-road para desbravar novos caminhos. Tudo estava ligado à tecnologia construtiva do Ford Bronco. Muito legal!

Mas ele não desbravou os caminhos só de seus proprietários: o Bronco foi nada menos que o primeiro SUV da Ford, e, para muitos, o primeiro utilitário lançado no mundo, desbravando um mercado gigantesco. Esse mérito não é para menos: a Ford é conhecida pela sua enorme tradição mundial em conceber utilitários de sucesso, como, por exemplo, os imbatíveis Explorer, Expedition, Escape, e até mesmo o EcoSport. Modelos mais do que fenomenais, com milhões de unidades vendidas, reputações de respeito e nomes de peso, não só nas Américas, mas em todo o mundo. E foi com o valente Bronco que tudo começou, há mais de cinco décadas.

 

Bronco Sport 2021

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora em 2020, o sonho voltou a se realizar, e a Ford tratou de unir, em um único produto, as mais altas tecnologias de um verdadeiro utilitário esportivo. Estamos falando do Bronco Sport 2021, a lenda está de volta! O novo modelo possui um nível de conforto poucas vezes visto em um desbravador de novos caminhos, e inclui um sistema de tração integral com até sete modos de terreno, além de um completo sistema de assistentes de condução e 9 airbags, provando que segurança também importa, e muito. Um refino tecnológico para poucos.

Nessa nova geração que acaba de chegar ao Brasil, o Ford Bronco Sport, além de trafegar por estradas e locais que poucos conseguem, ainda assim oferece um desempenho surpreendente. Seu motor é o moderno e tecnológico 2.0 Turbo EcoBoost, que produz saudáveis 240 cv de potência máxima (são 120 cv por cada litro de cilindrada), e nada menos que 38 mkgf de torque. Esse trem de força trabalha em conjunto com uma avançada transmissão automática de 8 marchas, e esse conjunto permite ao robusto Bronco Sport acelerar da imobilidade aos 100 km/h em rápidos 8 segundos. Um resultado surpreendente para um veículo que supera obstáculos no off-road.

Todos os resultados desse novo Ford Bronco Sport confirmam que tecnologia nunca é demais. Tanto que, acreditem, ele também consegue ser econômico, chegando, na estrada, a surpreendentes marcas de até 15 km/l de gasolina. Quando a tecnologia impera, a máquina supera todas as marcas.

 

Fotos: divulgação

 


 

 

 

Douglas Mendonça é jornalista na área automobilística há 46 anos.

Trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP).

Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004.

 

 

 


 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/

🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/

🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Douglas Mendonça

Douglas Mendonça

Douglas Mendonça é jornalista na área automobilística há 46 anos. Trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: