Boi japonês: Honda atualiza Picape Ridgeline

Boi japonês: Honda atualiza Picape Ridgeline

Ridgeline

Quando a Fiat lançou a Toro, muita gente ficou surpresa com a picape, com seus conceitos exóticos de arquitetura. A começar pela carroceria monobloco e pela tampa de caçamba bipartida. Mas acredite já existia uma picape mais exótica que ela, a Honda Ridgeline, que acaba de chegar em sua linha 2021 preservando seus principais atributos.


Conceito inovador

 

Essa japonesa estreou no mercado norte-americano em 2005 com conceito de engenharia inovador no segmento de médias. Ela utiliza estrutura com chassi com quatro longarinas longitudinais, sendo que as centrais vão de ponta a ponta e as laterais reforçam o habitáculo. Elas são unidas por sete outras transversais.

No entanto, a armação lateral da carroceria é unida de maneira que forma uma única estrutura, assim como o assoalho, formando um monobloco. É bem diferente do conceito tradicional de picapes em que chassi, caçamba e cabine são montados de forma independente e afixados posteriormente. Na segunda geração, que estreou em 2016, ela passou a contar com caçamba destacada da cabine, mas manteve o mesmo padrão de construção.


Números da Ridgeline

 

Em seus 15 anos de mercado, ela vendeu pouco mais de 350 mil unidades. O que é uma ninharia no principal segmento do varejo norte-americano, em que a Ford F-Series emplaca todos os anos mais de um milhão de unidades.

Podem não ser números expressivos para o padrão norte-americano, mas suficientes para a Honda dar continuidade em sua produção. Esse carro também é vendido em mercados latinos, como Chile e Colômbia.

Mas, nos Estados Unidos, essa picape Honda atende aquele consumidor que precisa de uma caçamba, mas não tem nada menor que uma Hilux para comprar. É mais o ou menos o papel que a Toro exerce por aqui.

Na linha 2021 a picape evoluiu consideravelmente. Passou por uns retoques que a deixaram mais agradável. Mas, definitivamente, não é um carro que se faz valer pelo sex appeal. Mesmo assim, recebeu retoques na seção frontal.

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A caçamba

 

Um dos grande baratos desse carro é sua caçamba. Ela tem dois andares. Abaixo do assoalho há uma escotilha para para acomodar o estepe e também um bagageiro protegido. Já a tampa da caçamba pode abrir de forma convencional ou lateralmente para facilitar o acesso ao compartimento.

 

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Por dentro da Ridgeline

 

Por dentro, é como dirigir um Accord. Ela conta com partida sem chave, ar-condicionado digital de duas zonas e multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré e GPS integrado), assim como monitor de faixa e outros recursos. A picape também adota a transmissão por teclas, como no sedã, para estacionamento, condução, ponto morto, ré, além da opção esporte.

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Câmbio e Motor

 

A caixa tem nove marchas e é conectada a um V6 3.5 de 280 cv e 36,3 mkgf de torque, que garante comportamento vigoroso para quem precisa encher a caçamba ou precisa apenas chegar rápido ao destino. A Ridgeline também conta com tração integral permanente.



Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br