Sedã executivo chega à oitava geração maior e mais tecnológico. BMW Série 5 2024 tem até 600 cv na versão elétrica
O atual BMW Série 5 é um sedã intermediário com estilo mais simplificado, se comparado ao atlético Série 3 ou esportivo e refinado Série 7. É o que sempre se propôs, desde 1972: um carro executivo tradicional, com tração traseira e orientado para o desempenho. Mas agora essa fórmula está sendo forçada a se adaptar à era elétrica com a nova geração modelo 2024!
O novo BMW Série 5 2024 é 100% eletrificado: será inicialmente produzido nos modelos 530i e 530i xDrive, i5 eDrive40 e i5 M60 xDrive. Os dois primeiros são híbridos leves, enquanto os tops de linha são 100% EV. Está previsto o lançamento de um modelo híbrido plug-in em 2024, chamado 550e, e mais informações serão divulgadas em breve.
O design do BMW Série 5 2024 foi atualizado. Comparada à anterior, a nova geração cresceu em 9 cm em comprimento totalizando 5,06 metros, largura e altura cresceram 3 cm, atingindo 1,90 m e 1,515m respectivamente. A distância entre eixos foi aumentada em 2 cm , totalizando 2,995 metros. Cada modelo foi ajustado para alcançar uma distribuição de peso próxima a 50-50.
A BMW afirma que a nova grade dianteira do Série 5 foi inspirada nas gerações anteriores conhecidas por suas “narinas de tubarão”, e os faróis de quatro elementos retornam com novas luzes diurnas verticais e sinalizadores de direção. Na lateral, grade frontal verticalizada em contraste com o capô longo, além de uma linha de teto mais inclinada que se estende até a traseira. As rodas têm 19 polegadas, com opções que vão até 21 polegadas.
As saias laterais pretas ajudam a reduzir o peso visual do perfil lateral, e o icônico detalhe da janela, conhecido como “curva Hofmeister”, agora exibe o número “5” em relevo. Na traseira, as lanternas sutis em formato de “L” são realçadas por uma faixa cromada, com uma parte traseira plana, provavelmente projetada para obter vantagens aerodinâmicas.
Interior
O cockpit do novo BMW Série 5 tem um número significativamente reduzido de botões e controles em comparação com o modelo anterior. Isso é obtido através da consistente digitalização de funções. O sistema de exibição totalmente digital consiste em uma tela de informações de 12,3 polegadas e uma tela de controle de 14,9 polegadas. O volante também foi redesenhado com uma seção inferior achatada e feedback tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central.
Pela primeira vez, a BMW lança o novo Série 5 com um interior totalmente vegano de série. Isso significa que os assentos, painel, painéis das portas e até mesmo o volante são fabricados com materiais veganos. Além disso, a opção Veganza oferece superfícies de assentos com propriedades semelhantes ao couro, podendo ser escolhida com uma perfuração decorativa.
Série 5: motores
Sob o capô do novo Série 5 a combustão, está um novo motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros, associado a um sistema híbrido leve de 48 volts. Ele impulsiona as versões de entrada, o 530i e 530i xDrive. A BMW informa potência em 255 cavalos.
A versão topo de linha a combustão, o 540i xDrive, recebe um motor turbo de seis cilindros em linha de 3.0 litros atualizado, que entrará em produção em novembro de 2023. Ele gera 375 cavalos, um aumento de 40 cavalos em relação à última geração. No mercado europeu, o lançamento do BMW 5 Series contará com os modelos Sedan BMW 520i com 208 cv, BMW 520d Sedan (diesel) e o BMW 520d xDrive Sedan.
O i5 também está disponível em duas variantes. Tanto o i5 eDrive40 quanto o i5 M60 xDrive possuem a mesma bateria, com capacidade de energia utilizável de 84.3 kWh. No entanto, a potência diverge consideravelmente. O i5 eDrive40 oferece uma potência estimada de 335 cavalos, enquanto o i5 M60 xDrive entrega impressionantes 600 cavalos.
Na versão topo de linha, o torque do sistema é de até 820Nm quando a função M Sport Boost ou M Launch Control é ativada. Isso permite que o BMW i5 M60 acelere de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230km/h.
Tanto os modelos a gasolina quanto os elétricos do 5 Series oferecem uma variedade de modos de condução. Os modos Efficient e Sport, características da BMW, também estão presentes aqui. A BMW incluiu um novo modo (que estreou no i7 M60) chamado “Max Range” dentro do modo Efficient. Nesse modo, a potência do motor elétrico e a velocidade máxima são limitadas (e algumas funções de conforto são reduzidas) para aumentar a eficiência e, como o nome sugere, maximizar a autonomia.
Os respectivos valores WLTP de alcance são 455 até 516 quilômetros para o BMW i5 M60 xDrive e 477 até 582 quilômetros para o BMW i5 eDrive40. Com a nova função MAX RANGE, o alcance pode ser aumentado em até 25%, se necessário, limitando a potência e a velocidade e desativando as funções de conforto.
O novo BMW Série 5 chegará aos concessionários a partir de outubro de 2023 na Europa. Como todas as gerações de modelos anteriores, o novo BMW Série 5 é produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, onde também são fabricados os motores elétricos e as baterias de alta tensão para o BMW i5. Ainda não há data para desembarque no Brasil.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023