BMW e Meta fazem estudos sobre realidade virtual e aumentada em carros

Pesquisa feita pela Meta e BMW pretende lançar nova geração de dispositivos com realidade virtual e aumentada com capacidade para operar em alta velocidade

Novidades na realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) foram anunciadas por Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, em parceria com o Grupo BMW. Em um vídeo, Zuckerberg demonstra o Meta Quest Pro, óculos de realidade virtual da Meta, dentro de um carro, mostrando aplicativos fixados no ambiente digital mesmo em alta velocidade.

Segundo a Meta, se bem-sucedida, essa tecnologia poderá revolucionar as viagens de carro, trem, avião e muito mais, oferecendo novas formas de comunicação, entretenimento e utilidade sem o uso das mãos, proporcionando um valor muito maior do que as telas e instrumentos que estamos acostumados a ver nos veículos atualmente. Além disso, a empresa menciona a expectativa de integração de assistentes virtuais baseados em inteligência artificial no futuro.

Exemplo de VR e AR aplicada dentro de um BMW em movimento

O uso da Realidade Virtual em carros em movimento rápido apresenta desafios, pois os sensores do dispositivo (Inertial motion sensors – IMUs) ficam confusos com os sinais contraditórios do movimento do dispositivo dentro do carro e do movimento do veículo em relação ao mundo. Isso impossibilita a exibição de um conteúdo virtual estável. Para solucionar esse problema, a Meta incorporou as informações dos sensores de um carro BMW ao sistema de rastreamento do Meta Quest Pro.

“Para solucionar esse problema, colaboramos com a BMW para incorporar os dados da IMU do conjunto de sensores de um carro BMW em tempo real no sistema de rastreamento dos nossos óculos de pesquisa do Projeto Aria. Essas informações adicionais permitem que o sistema calcule a localização dos óculos em relação ao carro”, diz a Meta.


A parceria entre a Meta e a BMW inclui a colaboração das duas empresas no laboratório de inovação da Meta, chamado Reality Labs. Desde 2021, as empresas têm o objetivo de explorar como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual podem ser integradas aos veículos para melhorar a experiência dos passageiros e, eventualmente, dos motoristas.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO
300x250
Postagem Relacionada