Startup reutiliza baterias usadas de Audi e-tron em tuk-tuks na Índia. Projeto de Segunda vida pode inspirar outras iniciativas globais
Umas das principais dúvidas (e críticas) sobre carros elétricos é em relação ao destino das baterias, após a vida útil. Os avessos à essa tecnologia afirmam que o descarte vai gerar ainda mais poluição do que em comparação aos carros à combustão. Mas eis que Audi pretende bolar uma solução sustentável para o problema!
Esse reaproveitamento chama-se “segunda vida” das baterias, um tema sempre lembrado por Emílio Camanziem seus vídeos: “Quando elas não servem mais para os carros, acabam tendo uma segunda vida, como armazenadoras de energia em estações fotovoltaicas, por exemplo”, diz o jornalista. Mas o que o dono de carro elétrico ganha com isso? Ele também não sairá no prejuízo: “Quando a bateria de seu carro não serve mais, ela não é descartada, mas entra como parte do pagamento da nova. Ou seja, acaba abatendo do preço”, afirma Camanzi.
Em mais um exemplo desta aplicação, a startup germano-indiana Numam apresenta três riquixás elétricos, mais conhecidos como Tuk-tuk. Os clássicos veículos indianos recebem baterias usadas de Audi e-tron de teste. O objetivo é explorar como os módulos feitos com baterias de alta tensão podem ser reutilizados após o ciclo de vida do carro e se tornar um caso de uso viável de segunda vida.
Além da parte de pesquisa, o projeto busca ainda combater a desigualdade de gênero: os tuk-tuks elétricos serão destinados para gerar oportunidades de emprego para mulheres na Índia. A start-up sem fins lucrativos com sede em Berlim e Bangalore é financiada pela Audi Environmental Foundation.
“As baterias de carro são projetadas para durar a vida útil do carro. Mas mesmo após o uso inicial em um veículo, eles ainda têm muito poder”, diz Prodip Chatterjee, co-fundador da Numam. “Para veículos com menor alcance e requisitos de potência, bem como menor peso total, elas são extremamente promissores. Em nosso projeto de segunda vida, reutilizamos baterias de carros elétricos em veículos elétricos; você pode chamá-lo de mobilidade elétrica ‘lite’. Dessa forma, estamos tentando descobrir quanta energia as baterias ainda podem fornecer neste caso de uso exigente.”
No projeto, o motor a combustão do tuk-tuk foi substituído por um elétrico, enquanto as baterias de segunda vida ficam alojadas no piso plano. Elas são à prova de água e o veículo utiliza o maior número possível de materiais recicláveis. O objetivo é gerar um produto final extremamente acessível. Os empreendedores sociais disponibilizam todos os dados do e-tuk-tuk em plataforma de código aberto para que potenciais replicadores utilizem a mesma idéia.
Além do e-tuk-tuk, a Numam também planeja uma solução para o carregamento mais limpo possível, já que a energia elétrica na Índia é predominante mente a carvão. Os carros serão carregados em em estações com energia solar. Os painéis solares estão localizados nos telhados das instalações do parceiros locais. O resultado: os riquixás elétricos podem ser usados durante todo o dia – e ainda serem carregados com energia verde durante a tarde e a noite.
Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.
🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.