Balzaquiano: Miata chega aos 30 sem perder o pique

Balzaquiano: Miata chega aos 30 sem perder o pique

Responsável pelo renascimento do segmento de roadsters no final dos anos 1980, o Mazda MX-5, também conhecido como Miata, acaba de ganhar uma série especial para celebrar seus 30 anos de mercado. Com tiragem de 3 mil unidades, o modelo será oferecido com a opção com teto de tecido ou na versão RF, com teto, colunas traseiras e teto destacável, no estilo targa.
A edição conta com acabamento especial, pintura em tom laranja, assim como rodas exclusivas fornecidas pela Rays, amortecedores Bilstein e bancos Recaro. 
Sob o capô, ele segue sendo oferecido com opção de motores 1.5 de 131 cv ou 2.0 de 160 cv, ambos combinados com caixa manual de seis marchas.


Só leva dois

O MX-5 foi lançado em 1989, numa época em que os roadsters tinham desaparecido do mercado em função de conversíveis com duas fileiras de bancos. Naquela época, um dos únicos remanescentes era a geração R107 do Mercedes-Benz SL. Mesmo assim, uma carroceria que se arrastou entre 1971 e 1989. Seu sucessor, o R129, era um carro grande, bem diferente da proposta do Miata.
A ideia de oferecer um conversível compacto e preço acessível fez do carrinho um sucesso. No início dos anos 1990, quando Fernando Collor reabriu as importações de automóveis, ele chegou a ser vendido por aqui. 
Fato é que o Miata reacendeu um mercado que foi seguido por diversas marcas. A Toyota redesenhou o targa MR-2, assim como a Honda apostou no S2000; e as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz apostaram nos modelos TT, Z3 e SLK. Porsche e Lotus optaram por motores centrais posteriores com o Boxster e Elise. 
A GM, por sua vez, delegou a tarefa para a Opel. A marca alemã criou o Speedster, que recebeu derivações VRX (Vauxhall), Solstice (Pontiac) e Sky (Saturn).
A primeira geração ficou em linha até 1997, com mais de 400 mil unidades vendidas em todo mundo. Para um carro esporte, conversível e de apenas dois lugares, é um volume considerável. Atualmente, o roadster está em sua quarta geração.


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br