Aygo X: O Kwid da Toyota

Aygo X: O Kwid da Toyota

A Toyota apresentou na Europa o Aygo X, aventureiro subcompacto, que segue os passos do Renault Kwid. Ele chega para atender a demanda com automóveis de pequeno porte, o chamado segmento A europeu, e visual arrojado.

E pelo estilo, o toyotinha parece que irá agradar. Bem diferente do Aygo “citadino”, o carrinho tem visual invocado, com carroceria em duas cores, sendo que a coluna traseira, teto, para-choque e tampa do porta-malas é pintada em preto fosco.

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AYGO X

O modelo utiliza a plataforma GA-B, derivada da base global TNGA (utilizada aqui no Corolla e Corolla Cross). A ideia é ser um carro que se desloque com facilidade nas vielas do Velho Mundo, mas também seja prático para uso recreativo fora dos centros urbanos.

Escoteiro

Para isso, o Aygo X recorre aos ingredientes convencionais de todo aventureiro, com para-lamas com moldura plástica, além de base dos para-choques em preto, justamente para suportar o choque com pequenos detritos, sem danificar a pintura. Completa a proposta, a suspensão elevada, para evitar que o carrinho esfregue o assoalho em suas aventuras.

AYGO X

“O segmento A é muito importante para nós. Não só trouxe muitos novos clientes para a Toyota. Ele também cumpre nossa missão de fornecer a todos a solução de mobilidade certa.” Andrea Carlucci, vice-presidente de produto e marketing, Toyota Motor Europe.

Com apenas 3,70 m de comprimento, o carrinho oferece bom espaço interno e porta-malas com 231 litros, o que não foge ao que é oferecido em pequetitos como Mobi e Kwid. Se o bagageiro não é dos melhores, o diâmetro de giro desse carrinho é espetacular, são apenas 4,7 m, o que faz dele muito fácil de manobrar.

Conteúdos Aygo X

O Aygo X é equipado com a unidade 1KR-FE três cilindros 1.0. O motorzinho entrega 72 cv e pode ser combinado com caixa manual de cinco marchas ou automático, do tipo CVT.

Por dentro, o carrinho conta com quadro de instrumentos analógico, combinado com computador de bordo, multimídia JBL (com conexão para smartphones), assim como ar-condicionado digital e até mesmo aquecimento dos bancos. Ele também pode ser oferecido com teto tipo Ragtop, com cobertura de tecido, semelhante ao Fiat 500C. Seu preço, no Reino Unido, parte de 15 mil libras (R$ 113 mil).

 


Fotos: Toyota/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br