Audi volta a produzir no Brasil após calote federal

Audi volta a produzir no Brasil após calote federal

Marca alemã inicia produção dos novos Q3 e Q3 Sportback. Audi reclamava de calote do Governo Federal por conta do programa InovarAuto

A Audi do Brasil retomou a produção de veículos no Brasil, após quase dois anos de interrupção. A retomada aconteceu nessa quarta (29) em evento na planta de São José dos Pinhais (PR), fruto de aporte de R$ 100 milhões no Brasil. Serão produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback com preços a partir de R$ 273.990.

A Audi havia interrompido a sua produção no final de 2020 por conta de um calote que recebeu do governo federal (Saiba mais logo abaixo). A empresa reclamou o não pagamento de créditos do Imposto de Produto Industrializado (IPI) não pagos por conta do programa Inovar-Auto. O valor, na época da interrupção, era na casa de R$ 300 milhões, numa conta que inclui também a BMW e Mercedes-Benz. A retomada da produção aconteceu só após intermediação do governo do Paraná.

300x250

LEIA TAMBÉM:
Audi A3 Hatch 2002 e 2022 lado a lado: 20 anos de evolução
Porsche e Audi vão para a Fórmula 1
Andamos no novo Audi Q3 Sportback

Segundo Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil, “a Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil, e mesmo após a interrupção das operações no último ano, sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Por isso a empresa se esforçou para retomar a sua produção local, de modo a reforçar sua confiança no país e a confiabilidade junto aos clientes com dois dos seus principais produtos globais. Agradecemos às autoridades brasileiras por estarem junto conosco em mais este importante capítulo de nossa história”.

Os modelos escolhidos são os novos Audi Q3 e o Audi Q3 Sportback, ambos equipados com motorização 2.0 litros de 231 cavalos de potência. Os modelos contam com tração integral quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades – presente pela primeira vez em um veículo com motor transversal .

Os SUVs são montados no Brasil com peças importadas, no regime de Semi Knock Down (SKD), uma alternativa de produção global extremamente eficiente e tecnológica para modelos de baixo volume. A capacidade é para até 4 mil unidades por ano.  Para viabilizar a reinauguração da unidade fabril, a Audi do Brasil está realizando um investimento de R$ 100 milhões na modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística.

Histórico da fábrica da Audi

A história de produção local  da Audi começou em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006. Após longo hiato, a Audi participou do programa Inovar Auto, celebrado em  2012 (Governo Dilma Roussef), que resultou no investimento de 150 milhões de euros, valor próximo de R$ 446 milhões à época, na unidade paranaense.

A produção teve início em 2015 com o A3 Sedan e, em 2016, passou a produzir também o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração.

Nesse meio tempo, o programa Inovar Auto chegou ao fim em 2017 (Governo Temer). Desde essa época, a Audi reclama o pagamento dos créditos prometidos, o que não foi feito por Temer e Bolsonaro. Através de intermédio do governo do Paraná, foi feito um acordo para o retorno da produção.


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM aos sábados às 13h

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br