Audi TT RS 40 years of Quattro Edition

Audi TT RS 40 years of Quattro Edition

Audi TT ganha edição para celebrar 40 anos da tração Quattro

Na década de 1930, a supremacia alemã nas pistas era dividida entre Mercedes-Benz e Auto Union. No pós-guerra, a Mercedes continuou sua soberania nas pistas, enquanto a Auto Union se recuperava se associando à NSU, até formar a Audi no final dos anos 1960.

Ao mesmo tempo, assistia a Porsche doutrinar em Le Mans e BMW ganhar espaço no início dos anos 1970. A resposta das quatro argolas surgiu em 1980, com um carro que trazia tecnologia  para colocar a marca na prateleira de cima, entre as alemãs: o sistema de tração integral quattro.

Para marcar a tecnologia, o primeiro modelo equipado com o engenhoso sistema de distribuição de torque para as rodas não poderia ter outro nome que não fosse Quattro. Era o resgate dos dias de glória do Type-C.

A tecnologia Quattro deu à Audi conquistas importantes nas competições de rali e permitiu que ela criasse esportivos de comportamento dinâmico impecável. Carros que parecem andar sempre sobre trilhos.

E, para celebrar as quatro décadas do sistema Quattro, a Audi acaba de apresentar o Audi TT RS 40 years of Quattro Edition. Trata-se de um carro que foi projetado para uso em pista, mas é homologado para uso urbano.

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Se o visual chama atenção, seu conjunto mecânico não fica para trás. O modelo é equipado com a unidade 2.5 turbo de 400 cv e 48 mkgf de torque. Trata-se do mesmo motor que equipa o RS3 Sedan, que foi vendido no Brasil.

A unidade é acoplada a uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas e seu torque é gerenciado pela tração integral Quattro. Os números de desempenho impressionam. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.

Por dentro, ele é um legítimo carro para pistas. Os diminutos bancos traseiros podem ser substituídos por um reforço estrutural em fibra de carbono. Além de melhorar a rigidez torcional, ele ainda reduz o peso em 16 quilos. No entanto, a edição recebe bancos esportivos com acabamento exclusivo, volante com revestimento em Alcântara, que também é aplicado ao pomo do câmbio.

Seu preço é de modestos 114 mil euros, na Alemanha. Em reais ele custaria R$ 748 mil, mas sem acréscimo de taxa de importação e demais tributos, que poderiam fazer com que a versão ultrapasse facilmente os R$ 1,2 milhão do R8 vendido por aqui.


Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br