Audi RS3 Sedan voa em Nurburgring

Audi RS3 Sedan voa em Nurburgring

Nunca escondi meu fascínio pelo Audi RS3 Sedan. Para mim foi um dos carros mais legais que eu já testei e só fica atrás do BMW M2. E olha que já guiei praticamente todos os modelos maiores com a chancela RS, assim como M e AMG. Mas o fato de ser compacto e extremamente potente é o que faz desse carro um absurdo de se dirigir.

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Recentemente a Audi apresentou as derivações RS da nova geração do A3. A dupla (hatch e sedã) manteve os mesmos 400 cv do motor 2.5 cinco cilindros, combinado com a boa transmissão de dupla embreagem e sete marchas e a mágica tração integral Quattro.

Visualmente o carro passou por leves ajustes, mas ganhou muito da “cintura para baixo”. Isto é, ele evoluiu drasticamente na suspensão, freios e pneus. E o resultado foi atestado na pista.

A Audi levou o RS3 Sedan para Nurburgring Nordschleife, o lendário traçado de 22 quilômetros conhecido carinhosamente como Inferno Verde. E lá, ele cravou 7m40s748. Pode parecer pouco diante dos 6m38s do Porsche 911 GT2 RS, mas trata-se de um recorde para o segmento de compactos.

Colegas do RS3

Para se ter uma ideia, supercarros como Bugatti Veyron e Mercedes SLR McLaren fizeram o mesmo tempo do RS3. A diferença é que são bólidos caríssimos e com tecnologia que é ficção para o pequeno sedã das quatro argolas.

Assim, podemos dizer que qualquer carro que ande abaixo dos 8 minutos no Inferno Verde merece aplausos. “Quando começamos o desenvolvimento, não sabíamos a rapidez com que nosso carro esportivo compacto chegaria a Nordschleife. Mas ao longo dos testes de resistência, determinamos que poderíamos alcançar tempos muito bons e estabelecer um novo recorde”, observa o Líder do Projeto Técnico da Audi RS3, Marvin Schwätter

Para o feito, a Audi utilizou pneus semi-slick Pirelli P Zero “Trofeo R”, bem mais grudento que o P Zero “básico” oferecido de série. Certamente os “sapatos” contribuíram para uma melhor performance do RS3 Sedan, mas não foram os fatores primordiais para o feito.

Esse carro é o carro.

 


Foto: Audi/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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