Audi RS Q8 – TESTE com Camanzi

Audi RS Q8 – TESTE com Camanzi

Para começar, o RS Q8 é o topo de linha dos SUVs da Audi e a sigla RS indica que foi desenvolvido pela divisão esportiva da marca. RS é uma abreviatura da palavra “RennSport” em alemão, que significa “carro de corrida”. Exagero para um carro que pesa duas toneladas e meia? Você vai ver que não!

Mas vamos por partes. Com essas medidas, o grandalhão de 5 metros de comprimento tem no seu estilo SUV cupê agressivo, com várias partes em preto brilhante e, acredite, rodas de 23 polegadas de diâmetro, a pegada para justificar a sigla RS. Até parece um Hot Wheels, né?

Os faróis são Full LED Matrix HD; as setas, na frente e atrás, são dinâmicas; e as lanternas criam uma apresentação de luzes quando em ambientes escuros ao travar ou destravar o carro. Um show à parte.

 

 

 

Por dentro do RS Q8

 

E por dentro? Um luxo só e aquela história. Difícil achar defeitos.

E não podia ser diferente. Afinal, pelo que custa, é o mínimo que se pode esperar. O revestimento é todo em couro, Alcântara e partes do acabamento em fibra de carbono. Tudo com encaixes perfeitos. E de telas, tem três. A do quadro de instrumentos de 12” configurável; a central multimídia no painel de 10,1” com interface pra celular com conexão sem cabo pra Aplle CarPlay; tem quatro portas USB tipo C, navegação, rádio e som Bang & Olufsen, e outra inferior de 8,6” para o comando do ar-condicionado de 4 zonas independentes, 2 na frente e 2 atrás.

Quer ver outros mimos? Head up display; Park assist; câmera 360º; teto solar panorâmico; luz ambiente customizavel; portas com travamento automático se mal fechadas; carregador de celular por indução; cortinas elétricas nas janelas traseiras; tampa do grande porta-malas que pode ser aberta ou fechada com aproximação do pé; volante regulável eletricamente em altura e profundidade; e bancos da frente elétricos tipo concha, com duas memórias, ventilação, aquecimento; e regulagens das abas laterais e do tamanho do assento. Os da frente ainda afastam e o volante sobe ao abrir a porta pra facilitar a entrada e saída.

 

Espaço interno do RS Q8

 

E será que é espaçoso? Sim, ele é bem generoso. Mas só pra quatro adultos. Isso porque o banco traseiro tem a conformação de dois bancos individuais e o espaço para quem vai ao meio é mínimo. Além dos ressaltos e o túnel no assoalho que atrapalham. Ou seja, alí no máximo uma criança. E pequena.

 

Segurança

 

Em segurança, como não podia deixar de ser, é nota 10! Além dos obrigatórios por lei; completa com controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa; seis airbags; controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com stop & go; sensor de ponto cego; assistente de permanência em faixa ativo; alerta de colisão dianteiro e traseiro; e farol alto automático.

 

Mecânica do RS Q8

 

Agora vem a cereja do bolo. A mecânica. Claro que vamos começar pelo motor. É um V8 biturbo de 4 litros de cilindrada, o mesmo do Lamborghini Urus, mas que no Audi RS Q8 entrega 50 cavalos a menos de potência. Ou seja, apenas 600 cavalos de potência e 800 Newtons metro de torque. Conta ainda com assistência elétrica composta por uma bateria de íons de lítio, um alternador de correia e um sistema elétrico primário de 48 Volts que, se o motor não estiver em carga, pode fazer o RS Q8 se descolar entre 55 e 160 km/h com ele desligado.

Tem mais. Isso tudo é ligado a um câmbio automático de 8 marchas e a tração integral permanente quattro da Audi, que distribui 40% do torque para as rodas dianteiras e 60% para as traseiras. Porém, dependendo da situação, pode chegar automaticamente à proporção de 70% para o eixo da frente e 85% para o de trás. O conjunto permite ainda modo sport automático e trocas manuais sequenciais na alavanca de seleção e aletas no volante.

E continua… Além disso, o eixo traseiro é direcional e a suspensão, independente nas quatro rodas do tipo multibraços, no RS Q8 é a ar e adaptativa. Ou seja, sobe ou desce em 9 centímetros de acordo com a opção de condução. Que aliás são sete: Dynamic; Auto; Comfort, Efficiency; Allroad; Off-road e RS com duas configurações individuais para motor; suspensão; direção; som do motor; tração quattro com diferencial esportivo; e atuação do controle eletrônico de estabilidade.

E não acabou! Dá pra acionar o modo RS por meio de um botão no volante, quando o quadro de instrumentos se torna mais esportivo, com direito a várias informações do motor, força G; flash light pra troca de marchas e até a possibilidade de marcar o tempo de volta se você estiver em um Track day.

 

Desempenho

 

Aliás situação que você vai entender o porquê da sigla RS. Olha o desempenho. Ao pisar fundo, o grandalhão é capaz de acelerar de 0 a 100 por hora em meros 3,8 segundos, fazendo você colar no banco, e chegar aos 250 por hora com corte eletrônico. Mas se você não estiver satisfeito com essa velocidade máxima, é só gastar um pouquinho a mais e colocar o kit opcional de freios de cerâmica com pinças vermelhas, como tem neste do teste, que param o RS Q8 com a maior competência, e que junto vem o aumento da velocidade para 305 km/h. Ah, e se você gostou dessa pintura verde, é outro opcional. Dá uma olhada no preço.

 

Estabilidade

 

Mas o RSQ8 não é só desempenho. Graças à suspensão a ar adaptativa e à tração integral, que o deixam uma fera quando o assunto é estabilidade, ele também pode ser tão confortável e silencioso como um sedã de luxo. Não importa o tipo de piso. Ou então, se você tiver a coragem, que eu não tive, até de fazer um off-road. Competência pra isso ele também tem.

 

Consumo

 

Claro que para quem tem um carro destes o consumo não tem a mínima importância, não é?

Mas não custa a gente saber. Em nosso circuito cidade/estrada padrão, chegou à média de 6,3 quilômetros por litro. E eu diria que é até razoável para um monstrengo de duas toneladas e meia e 600 cavalos de potência.

Bem meu povo, como eu sempre digo que sonhar não custa nada, espero que tenham curtido este Audi RS Q8 como eu. Um abraço e até a próxima.

 

Notas do Emilio

Desempenho         10

Consumo                5

Segurança             10

Estabilidade           9

Acabamento         10

Espaço interno       9

Porta-malas          10

Custo/benefício     4

 

Ficha Técnica e Lista de Equipamentos:

 


 

Foto e vídeo: Carros com Camanzi

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br