O novo Audi R8 Spyder V10 foi apresentado durante o Salão de Genebra, em março deste ano. Mas, foi só para dar água na boca de todo mundo, pois só agora foi iniciada a pré-venda do modelo em toda a Europa. Isso quer dizer que você já pode ir preparando o lugar dele na sua garagem, pois até o fim do ano ele também deverá estar por aqui.
Equipado com o V10 TFSI aspirado de 5,2 litros de cilindrada, que desenvolve 540 cavalos de potência e 55,07 kgfm de torque, o novo R8 Spyder combina de maneira singular o prazer de andar com a capota aberta com o desempenho. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 318 km/h.
Ele é construído quase que inteiramente à mão na fábrica perto da cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Nessa versão 2017, teve o design reformulado com linhas mais retas e até ganhou quatro centímetros na largura. O aperfeiçoamento do Audi Space Frame, combinando componentes de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono integrados na estrutura, permitiu que a rigidez torcional fosse melhorada em 50% em relação à geração anterior, melhorando ainda mais a dirigibilidade do esportivo. Graças a essa construção leve (seu peso total agora é de 1.720 kg em ordem de marcha), aliada ao sistema de roda livre, o novo R8 também é 10% mais econômico.
[su_slider source=”media: 6093,6092,6094,6095,6098,6099,6097,6096,6100,6101,6102″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
O R8 Spyder V10 é equipado com um câmbio robotizado S-Tronic de dupla embreagem com 7 marchas, ligado à tração integral quattro da Audi. Por meio da embreagem eletro-hidráulica de multidiscos, o torque do motor é distribuído de modo continuamente variável, dependendo da forma de condução, chegando a direcionar até 100% da força para as rodas dianteiras ou traseiras em situações extremas.
Por meio de um botão à esquerda do volante, pode-se selecionar os vários modos de resposta do conjunto mecânico, enquanto que a partida e o desligamento do motor podem ser feitos em outro botão do lado direito. Opcionalmente, podem ser colocados mais dois botões, um para o modo “performance”, ideal para quem curte um “track day”, e outro que comanda as válvulas do sistema de escapamento para incrementar o som do V10. Todas as funções são de fácil acesso e de maneira que o motorista mantenha as mãos no volante.
Nessa mesma lógica, o R8 Spyder é equipado com o Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas, onde, além do velocímetro e contagiros, podem ser visualizadas as informações sobre torque e potência do motor, temperatura do óleo e dos pneus, número de voltas (para usar em um autódromo) e até a força G durante as acelerações, desacelerações e curvas. O R8 Spyder é também o primeiro modelo que pode mostrar o conteúdo selecionado do celular diretamente nessa tela virtual, por meio do Audi smartphone interface. Outro detalhe interessante do Spyder são os faróis com tecnologia a laser no facho alto, capazes de atingir uma distância duas vezes maior do que os modelos convencionais.
Fotos: divulgação Audi
Ver comentários (1)
Belíssimo conversível... Adorei...