Audi e-Tron Sportback: demorou, mas chegou na frente

Audi e-Tron Sportback: demorou, mas chegou na frente
Audi e-Tron Sportback – A indústria do automóvel exige um fluxo dinâmico dos fabricantes. Pesquisa, desenvolvimento, protótipo e lançamento são etapas rotineiras e cada vez mais aceleradas. Se um rival lança um produto que emplaca, é preciso ir atrás. É assim com todos os segmentos, inclusive com os de utilitários.

Mas a Audi parece ter um compasso mais lento nesse segmento. Ela lançou o SUV Q7 quase 10 anos após a Mercedes lançar o Classe M (atual GLE). Em 2007 a BMW inovou o segmento com o X6, que só agora ela respondeu com o e-Tron Sportback, que começa a ser vendido por agora no mercado europeu.

Esse modelo trata-se da versão cupê do SUV elétrico que chegou no ano passado, com cadência da última coluna mais acentuada, como ocorre no A7, A5 Sportback e também no Q3 Sportback (que se posiciona na base do segmento de utilitários da marca). Mas o grande trunfo do e-Tron cupê é que ele oferece a mesma sensualidade de seus rivais, mas sem baforar um grama sequer de poluentes.

Carrinho de pilha

 

O SUV recorre à base do irmão “quadradão” que foi desenvolvida justamente para ser elétrico. As baterias ficam sob o assoalho, inclusive se for preciso removê-las é preciso tirá-las por baixo, como num carrinho movido a pilhas. Isso facilita na manutenção e permitiu desenvolver o habitáculo de forma que elas não roubem espaço, como ocorre com alguns híbridos que se adaptaram a partir de modelos térmicos convencionais.

Segundo a Audi, o conjunto garante autonomia de quase 450 quilômetros ao jipão de 4,90 metros de comprimento. Ele conta com dois motores elétricos que geram 300 kW (407 cv) e 66,4 mkgf de torque. Tudo isso permite e SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atingir a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 200 km/h.

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Coisa de filme

 

O Audi e-Tron Sportback chega repleto de novidades como os faróis de LED com matriz digital. Apesar de parecer termos de filmes de ficção, como o Capacitor de Fluxo (De Volta para o Futuro) ou até mesmo rebimboca da parafuseta. Ele é composto com uma placa com 1 milhão de micro espelhos capazes de inclinarem até 5 mil vezes por segundo, o que faz desse farol uma espécie de projetor capaz de ajustar diferente tipos de fachos.

Como projeta as imagens por pixels, é capaz, como delimitar com exatidão a faixa de rodagem, como se desenhasse uma trilha. Segundo a Audi ele pode até projetar mensagens e diferentes imagens no chão, como mensagens de boas-vindas. E para finalizar, os faróis são conectados às câmeras de visão noturna e reagem quando o sistema detecta um pedestre no caminho.

Outra traquitana tecnologia são as câmeras no lugar dos retrovisores. Algumas marcas como McLaren, Mercedes e Porsche vêm fazendo experimentações com esse tipo de recurso. No caso do e-Tron duas câmeras captam imagens que são exibidas por duas telas perto das maçanetas das portas. Posição que se assemelha ao do retrovisor externo.

A troca dos espelhos por câmeras é uma solução para reduzir o arrasto aerodinâmico e aumentar a eficiência. Além disso, ajuda o motorista com alertas para prevenir colisões.

Fora tudo isso, o modelo oferece um pacote farto de sofisticação, assistentes de condução e tudo mais para quem busca um SUV do futuro, que parte de 71 mil euros (R$ 405 mil). A Audi demorou demais para entrar no segmento de jipões cupês, mas chegou na frente.


Fotos: divulgação


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br