Aston Martin V12 Speedster: O jato de James Bond

Aston Martin V12 Speedster: O jato de James Bond

Aston Martin V12 Speedster – A Aston Martin sempre foi reconhecida pela alta performance e sofisticação de seus carros. Mas é preciso reconhecer que ter o espião James Bond como garoto-propaganda sempre ajudou a elevar a aura da marca. Agora, muito além do smoking impecável de 007 a Aston Martin se inspirou numa roupagem ainda mais radical: as formas do jato militar F/A-18 “Hornet”, para elaborar seu novo supercarro. Curiosamente, o caça é o veículo de outro bonitão da sétima arte, Tom Cruise, que encarna novamente o oficial Pete Mitchell no novo Top Gun.

Oficialmente, o novo Aston Martin não tem vínculo direto com o filme, mas fato é que o V12 Speedster é um supercarro exótico com desempenho que não faz feio diante da máquina de guerra. Trata-se de um supercarro limitado em 88 unidades que teve sua carroceria projetada com as soluções aerodinâmicas do caça norte-americano. O bólido construído sobre a base do DBS Superleggera removeu teto, para-brisas e janelas para dar lugar a uma carenagem bipartida em forma de gota, como o cockpit do jato.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A marca explica que foram necessários 12 meses para chegar ao modelo final. Com uso abundante de materiais leves, como fibra de carbono, para garantir o máximo de rigidez a torção e baixo peso da carroceria. Por todos os cantos há grafismos que remetem ao Hornet, avião de combate multiuso, capacitado para pousos e decolagens em porta-aviões, que substituiu o F-14 Tomcat.

O Speedster conta com suspensão totalmente independente, com braços triangulares na traseira, com amortecedores com ajuste de carga, freios de carbono-cerâmica 410 mm na frente e 360 mm, na traseira, além de rodas aro 21.

Debaixo do capô, obviamente ele abriga um V12. A unidade 5.2 biturbo, de 48 válvulas, que entrega 700 cv e 75,3 mkgf de torque. O bloco é acoplado a uma transmissão ZF de oito velocidades. Tudo isso garante ao Speedster uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima de 300 km/h.

Se você não é o Tom Cruise, ou piloto da marinha americana, o V12 Speester é o mais próximo que o amigo conseguirá chegar perto de um F/A-18 Hornet. Mas corre pois são só 88 carros e nem mesmo James Bond conseguirá furar a fila.

Fotos: divulgação

 

 


 

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
300x250

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br