Artura: o híbrido da McLaren

Artura: o híbrido da McLaren

A McLaren entra na rota da eletrificação e acaba de lançar o Artura, que chega para o primeiro híbrido de série da marca. Isso mesmo. O leitor mais atento pode até questionar que a marca já teve o P1, que combinava V8 biturbo com módulo elétrico e também o futurista Speedtail. Mas a dupla teve tiragem limitada, diferentemente do novo Macca ter terá produção em larga escala. 

Agora, a marca busca entregar eficiência e performance para qualquer mortal com alguns milhares de euros sobrando. O Artura chega para se estabelecer como pioneiro entre os supercarros híbridos de série. 

McLaren Artura

Coração do Artura

Ele é equipado com uma unidade V6 biturbo 3.0 de 585 cv e 58,5 mkgf de torque. Inclusive é mais potente que a versão de entrada do V8 3.8, que entrega 570 cv. No entanto, a unidade é combinada com módulo elétrico de 95 cv e 22,9 mkgf de torque. Assim, a potência final salta para 680 cv e seu torque vai a 73,4 mkgf.

McLaren Artura

Ou seja, números que fazem desse McLaren mais potente que um Lamborghini Huracán LP 640-4 e um Porsche 911 Turbo S (992). Ele ainda não consegue superar os 720 cv da Ferrari F8 Tributo, e nem mesmo os números de aceleração do cavallino.

Mesmo assim, o Macca híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos e atinge máxima de 330 km/h. Tudo isso com menor impacto ambiental.

McLaren Artura

Modo elétrico

Apesar de seu motor elétrico ter sido desenvolvido para auxiliar a unidade a combustão, a McLaren afirma que o Artura pode rodar até 30 quilômetros apenas com eletricidade. Inclusive pode ter suas baterias de íon de lítio de 7,4 kWh carregadas na rede elétrica em menos de três horas.

Mais leve, o motor pesa cerca de 160 quilos, assim como na nova transmissão de dupla embreagem e oito marchas, batizada de HPH com acionamento elétrico. Tudo isso permitiu que o Artura tivesse peso seco de 1.395 kg.

 


Fotos: McLaren/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br