O governo da Argentina tomou uma decisão de reduzir significativamente os impostos sobre carros e motos, visando tornar esses veículos mais acessíveis à população e estimular o mercado automotivo. O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Luis Caputo, via rede social X, e oficializado por um decreto assinado pelo presidente Javier Milei e pelo chefe do Gabinete da Nação Argentina, Guillermo Francos. Esta iniciativa é parte de um esforço mais amplo para revitalizar a economia argentina através de incentivos fiscais.
As medidas vão na contramão da atual política fiscal do governo brasileiro, que presentemente prevê o aumento gradual do imposto de importação sobre elétricos e híbridos importados, chegando a 35% até julho de 2026. Atualmente, o imposto de importação está em 25%, 20% e 18% para híbridos, híbridos plug-in e elétricos, respectivamente.
O mesmo pode ser dito sobre os mercados europeu e estadunidense, que impuseram de uma só vez tarifas pesadas de importação, que chegam a 100% de imposto no caso dos americanos e quase 50% no dos europeus.
Detalhes das Reduções de Impostos
A partir de fevereiro, o “imposto de luxo”, que impactava veículos de alto valor, será eliminado para carros com preços entre 41 e 75 milhões de pesos (aproximadamente de R$ 228.031 a R$ 417.130). Para modelos que custam acima deste valor, a alíquota será reduzida de 35% para 18%, resultando em uma diminuição de 15% a 20% no preço final para os consumidores.
As medidas também contemplam carros elétricos e híbridos: é prevista uma isenção de impostos para até 50.000 veículos eletrificados importados com valor de nota fiscal no porto (FOB) de até US$ 16.000 (cerca de R$ 93.000).
Por fim, as motos que antes eram tributadas com uma alíquota de 20% para valores entre 15 e 30 milhões de pesos agora terão essa tarifa zerada, ampliando o acesso a uma gama mais ampla de consumidores.
Reações do Mercado
A Adefa, associação que representa os fabricantes de veículos na Argentina, expressou forte apoio às novas medidas, destacando que a redução dos impostos é um passo crucial para estimular o crescimento econômico e aumentar a acessibilidade dos veículos. A associação acredita que a medida permitirá um realinhamento do mercado, promovendo tanto a produção quanto o consumo de veículos mais tecnológicos e sustentáveis.
Montadoras importantes já começaram a ajustar seus preços em resposta às novas políticas. A Ford anunciou reduções de preços variando entre 10% e 18% em modelos como o Bronco Sport e o Kuga Hybrid, que agora se beneficiam da isenção de impostos na Faixa 1. Na Faixa 2, o Mustang V8 GT Performance viu seu preço cair de 100.000 para 82.000 dólares. Modelos como o Mustang Mach E e o Bronco V6 também tiveram seus preços reduzidos em 8% e 12%, respectivamente.
A Toyota, por sua vez, informou cortes nos preços de até 17%, com o GR 86 e o RAV4 recebendo descontos de 15%, enquanto o SW4 ficou 12,5% mais barato.
A marca chinesa Baic, a marca chinesa mais vendida na Argentina, também ajustou preços, com o BJ60 4WD Hybrid reduzido em US$ 12.600 e o X55 Plus Executive agora US$ 2.200 mais barato. A montadora também pode entrar na cota de 50.000 veículos elétricos ou híbridos importados isentos de imposto, graças ao EU5, um dos poucos modelos do mercado argentino com FOB abaixo de 16 mil dólares.
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