Argão da massa
Depois de 20 anos, desde o lançamento da Palio Weekend Adventure, a Fiat retorna à cena aventureira com o Argo Trekking. O carrinho chega para disputar mercado com modelos como Hyundai HB20X, Chevrolet Onix Activ, Renault Sandero Stepway e Ford Ka Freestyle.
Na verdade, a marca nunca abandonou o nicho que, hoje, ainda sobrevive com Mobi Way, Doblò Adventure e Weekend Adventure. Mas os italianos já tiveram representantes como Palio Way, Mille Way, Uno Way e até mesmo uma versão aventureira do finado Idea. Agora, ela quer aumentar a participação do hatch e acredita que o traje campestre poderá ajudar o modelo a aumentar sua participação no mercado.
Segundo a montadora, o Argo é o sétimo automóvel mais vendido no primeiro trimestre de 2019. Com a versão Trekking ela estima que o compacto entre no clube dos cinco até dezembro.
O carro
Com preço inicial de R$ 58.990, o Argo Trekking é equipado com motor 1.3 de 109 cv, que oferece ótimo comportamento e eficiência no uso cotidiano. Mas nada que o difira das demais versões equipadas com a unidade Firefly. A marca alega que o carro teve sua altura livre elevada para 21 cm, o que permite trafegar em pisos irregulares, reduzindo as chances de raspar o assoalho nas depressões do terreno.
Em relação às demais versões, ele está 4 cm mais alto, muito em função dos pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR, que tem perfil mais alto. Mesmo assim, os executivos afirmam que amortecedores, molas e direção foram recalibrados para o uso fora do asfalto.
Mas não se engane, o escoteiro italiano é um carro que suporta rodar em calçamentos e estradas de terra. Agora, não invente de querer brincar de Rali Dakar, pois ele não tem potência, tração e nem suspensão para terrenos acidentados. E o pior, carece de assistência eletrônica quando a aderência falta às rodas.
O grande senão da versão é a ausência dos controles de estabilidade (ESP) e tração, que são essenciais nos dias de hoje, principalmente num carro que foi pensado para rodar em terrenos de baixa aderência.
Conteúdos
Por R$ 59 mil, o Argo Trekking oferece um pacote de conteúdos que inclui direção elétrica, ar-condicionado (analógico), multimídia (com Apple CarPlay e Android Auto), faróis de neblina e os pneus de uso misto. Opcionalmente, ele pode ser equipado com rodas de liga leve e câmera de ré. A transmissão é manual de cinco marchas e ele ainda conta com decoração que o destaca das demais versões.
Opcionais:
- Rodas de liga-leve: R$ 1.590,00
- Câmera com gráficos dinâmicos: R$ 700,00
Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.
https://www.youtube.com/garagemdojabulas