Anfavea confirma volta do Salão do Automóvel após cobrança de Lula

Anfavea confirma volta do Salão do Automóvel após cobrança de Lula
Sucessor do Salão do Automóvel, São Paulo Motor Experience é adiado (Foto: Thiago Ventura)

Salão do Automóvel não acontece desde 2018. Presidente cobra retorno do evento e Anfavea já está trabalhando para promover

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Márcio de Lima Leite, disse que o Salão do Automóvel voltará a ser realizado. No entanto, o evento, que ocorreu pela última vez em 2018, em São Paulo, ainda não tem data e nem local confirmados.

A volta do salão foi uma cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar no evento de inauguração da nova seda da Anfavea, no dia 12. A entidade que representa as fabricantes de veículos no Brasil agora tem novo endereço em ponto nobre da zona sul da capital paulista.

“Diante de tudo que está acontecendo e o governo está fazendo, tenho um pedido a vocês: retomem o Salão do Automóvel. Vocês não têm noção do quanto é importante e o quanto de visitantes pode trazer. Eu mesmo adorava visitar, ver a inovação tecnológica dos carros e ônibus. Isso se chama negócio”, disse Lula.

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Márcio de Lima Leite declarou ser legítima a cobrança do presidente e que a entidade está tentando reviver o salão, que acontecia a cada dois anos desde os anos 1960. A última edição aconteceu em 2018. A pandemia e falta de interesse das montadoras foram as causas do hiato.

Aliás, já havíamos informado isso em dezembro de 2023, quando a Anfavea havia confirmado que o Salão retornaria neste 2024.

“Estamos avaliando questões de espaço e logística, mas o salão do automóvel vai acontecer. Não temos data ainda definida, mas, sem dúvida, é uma cobrança legítima do presidente [Lula], nós precisamos ter ousadia para expor as nossas tecnologias para os consumidores e também para o mundo de uma forma geral”, disse Lima.

O presidente da Anfavea justificou, ainda, os elevados preços dos carros nacionais e disse que a indústria irá voltar a produzir três milhões de veículos por ano. Em 2023, foram vendidos 2,3 milhões.

“O que aconteceu foi principalmente a elevação da taxa de juros nos últimos anos, por razões de questões globais que estavam acontecendo. O custo do crédito ficou muito caro para o consumidor. Para se ter uma ideia, em média, 70% das nossas vendas eram vendas financiadas, vendas a crédito. No último ano, nós tivemos apenas 30% de vendas a crédito”, disse.


Preços

Lima afirmou, também, que a indústria automobilística elevará a produção para ajudar no barateamento do preço dos carros nacionais. “Se a gente pegar o automóvel de entrada, aquele popular da época do presidente Itamar Franco, e aplicarmos a inflação sobre ele, ele estaria hoje valendo mais de R$ 80 mil, o mesmo carro sem as tecnologias que nós temos hoje”, acentuou.

“O desafio da indústria é levar esse veículo, essa mobilidade para o consumidor. Então, a indústria automobilística está atenta a isso e o mercado interno vai crescer. A nossa expectativa é chegar – em termos de mercado interno – a três milhões de unidades nos próximos dois anos”, acrescentou.

Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, a Anfavea anunciou hoje que o ciclo atual de investimentos – iniciado em 2021 – já supera R$ 123 bilhões, sem contar os do restante da cadeia automotiva. Na cadeia de autopeças, são estimados investimentos R$ 6 bilhões no mesmo período. (Fonte: Redação e Agência Brasil)

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br