Arteon Shooting Brake R: é perua, mas não é!

Arteon Shooting Brake R: é perua, mas não é!

Arteon Shooting Brake R estreia com 320 cv para fazer muito cupê comer poeira

 

A Volkswagen acaba de apresentar a Arteon Shooting Brake R, que chega como versão nervosa da linha. Ela deriva do cupê quatro portas da VW, que sucedeu o sensual Passat CC. Para quem não sabe a linha R é como se fosse a S da prima Audi (não a RS). Trata-se de família de modelos de alto desempenho, que já congratulou modelos com Golf, T-Roc e Scirocco.

Sob o capô, a Arteon Shooting Brake R conta o popular motor FSI 2.0, que por aqui equipou o Golf GTI e atualmente está presente no Jetta GLI e Tiguan Allspace R-Design. No entanto foi ajustado para para 320 cv. O torque também saltou dos 35 mkgf para 42,8 mkgf. A transmissão é uma unidade de dupla embreagem e sete marchas.

Zangada, a shooting brake acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 5 segundos e acelera até 250 km/h, em função do limitador eletrônico. Detalhe, o assistente de condução IQ Drive, que combina ACC, monitor de faixa, detector de obstáculos, monitor de tráfego cruzado e outras tecnologias, é capaz de reagir às situações do trânsito, inclusive fazer conversões e cruzar por rotatórias.

Segundo a VW, a tecnologia é capaz de assumir o controle do carro a até 210 km/h. Vale lembrar que na Alemanha não há limite de velocidade nas autobanhs, as super estradas da terra de Sebastian Vettel. E para não deixar que ela escorregue para fora da pista, o modelo conta com setorização de torque, que se soma aos controles de estabilidade e tração.

Visualmente, o modelo conta com para-choques mais agressivos, imensas rodas calçadas com pneus Pirelli P Zero, que deixam à mostra os discos de freio perfurados e as grossas pinças, fundamentais para estancar o ímpeto dessa shooting brake. Na traseira, ela conta com lanternas afiladas e quatro grandes ponteiras de escape, que completam a indumentária.

Por dento, o Arteon segue o padrão pomposo do Passat. Mas, como se trata de um carro esportivo, ele recebeu bancos tipo concha, com encosto de cabeça fixo, assim como um acabamento mais arrojado que as demais versões. Complementa o pacote o quadro de instrumentos digital, módulo multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, além sistema de áudio Harman/Kardon de absurdos 700 watts.

 

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PODEROSA – O Arteon Shoogint Brake R acaba de ser revelada pela VW como a versão perua do cupê quatro portas, que sucedeu o Passat CC; motor turbo de 320 cv permitem que ela acelere abaixo dos 6 segundos

 


 

Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br