Modelo produzido no Ceará foi criado por engenheiros que trabalharam na Troller. Adventures Guepardo tem motor Volkswagen e câmbio manual
A montadora cearense Adventures Off Road revelou os preços de seu veículo off-road, o Guepardo. A versão com dois lugares, G200 a gasolina, e duas portas terá o valor de R$ 235 mil, enquanto a opção com quatro lugares, G400, a gasolina, e quatro portas, custará R$ 245 mil. O veículo chega para concorrer com marcas tradicionais como Can Am e Polaris. Com mais de 70 reservas em todo o Brasil, o Guepardo já está disponível para pré-venda.
Diferentemente dos UTVs tradicionais, o Guepardo é classificado como um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário), inaugurando uma nova categoria de veículo. Este modelo competirá nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, mesmo não sendo emplacado. Sua proposta é oferecer todas as características de um veículo off-road, proporcionando versatilidade tanto em terrenos irregulares quanto em pavimentados.
Para a Adventures Off-Road, o Guepardo é um automóvel, ao contrário dos UTVs que são quadriciclos redesenhados. A motorização/transmissão do URV incorpora um motor convencional de uso automotivo aliado a uma transmissão manual, enquanto os UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia. Contudo, por não ter placa, deve ser usado com fins recreacionais e em lugares fechados.
O motor de origem Volkswagen rende 121 cv de potência e 181 Nm de torque. O tanque de 40 litros deverá oferecer boa autonomia. Isso se o condutor não abusar muito dos modos de condução mais radicais: ele tem o modo Sport que aumenta potência para 144 cv. Há ainda o modo “Predador”, que libera o motor para 166 cv durante 10s.
Interessante que a equipe responsável pelo desenvolvimento do Guepardo conta com quatro ex-engenheiros da montadora Troller. Com o fim da marca, por iniciativa da Ford, vários profissionais ficaram disponíveis no mercado. Os testes já foram realizados no litoral do Ceará, no interior do estado e incluirão pistas em Minas Gerais.
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
- Jeep Compass Blackhawk – Teste do Camanzi
- Fiat Titano Volcano 2025 – Boa pra Trabalho
A promessa dos engenheiros responsáveis pelo Guepardo é de um veículo com baixo custo de manutenção e baixo nível de ruído interno. O mercado de veículos off-road no Brasil atualmente conta principalmente com modelos importados, e o Guepardo busca preencher essa lacuna com um produto nacional.
A fábrica da Adventures Off Road, localizada em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, ocupa uma área de 4 mil metros quadrados, com previsão de expansão para mais 3 mil metros quadrados. O investimento do grupo privado inclui a futura implementação de uma linha de montagem robotizada para agilizar as entregas.
Ficha Técnica: Guepardo
- Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
- Potência: 121 cv a 5250 RPM
- Torque: 181 Nm a 2500 RPM
- Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
- Tanque: 40 litros
- Peso do veículo: 1.250 kg
Conheça os Ex-Engenheiros da Troller:
- Moacir Braga: Com 25 anos de experiência na área automotiva, liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de veículos off-road na Troller.
- Thiago Holanda: Com mais de 12 anos na Troller, é especializado no desenvolvimento de protótipos, desde a concepção até a produção.
- Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela UFC, participou da integração de sistemas elétricos nos veículos Troller.
- Carlos Renato: Com mais de 20 anos no setor, atuou na modernização do Troller, sendo especialista em software para projetos automotivos e responsável pelos cálculos estruturais.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil