A leve grandeza de Chapman nos Lotus Exige Cup 430 Type 49 e Type 79

A leve grandeza de Chapman nos Lotus Exige Cup 430 Type 49 e Type 79

 

A Lotus é uma pequena grande fabricante de automóveis. Nasceu numa garagem no final dos anos 1940, quando Colin Chapman construiu seu primeiro carro de corridas, e foi oficialmente fundada em 1952. Chapman tinha uma obsessão pela leveza, que para ele era a garantia de performance. Até hoje é uma regra pétrea nas instalações de Hethel, no condado inglês de Norfolk. A Lotus fez história no automobilismo, principalmente na Fórmula 1, com sete títulos de construtores. E para celebrar seus 70 anos de louros no asfalto ladeado por zebras, a marca levou para o Festival de Velocidade de Goodwood o Exige.

Tendo como base a versão mais nervosa do pequeno esportivo, o Exige Cup 430, que é um legítimo carro de corridas homologado para uso urbano, a marca elaborou duas unidades. O Exige Cup 430 Type 49, que marca o início da trajetória da Lotus no mundo das corridas e o Exige Cup 430 Type 79, que faz menção ao monoposto Lotus 79, que conquistou o sétimo e último título da escuderia em 1978, com Mario Andretti ao volante.

300x250

Os dois carros se diferenciam apenas pela pintura. O Type 49 tem pintura vermelha que fazia menção aos bólidos da época. Já o Type 79 segue com as cores preto e dourado, as mesmas que a escuderia utilizou nos anos 1970 e no início dos anos 1980, inclusive no clássico 97T pilotado por Ayrton Senna na temporada de 1985.

Ambos são equipados com motor V6 de 3,5 litros, com compressor mecânico, que entrega 436 cavalos e 44 kgfm de torque. É mais que suficiente para levar os 1.056 quilos de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atingir a máxima de 290 km/h. No entanto, a dupla Type 49 e Type 79 passou por aperfeiçoamentos para cravar o tempo de 1m24,8s na pista de testes de Hethel.

Em Goodwood os carros participam de provas como a tradicional subida de montanha. Junto com os modelos a fabricante também exibe no festival alguns de seus carros mais famosos como o Lotus 25, que deu ao título da Fórmula 1 a Jim Clark, em 1963, assim como a Lotus 49, em que Graham Hill conquistou o campeonato de 1968, além do lendário 97T de Senna.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

[su_divider]

 

Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

 

[su_divider]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br