500e Abarth: o esportivo elétrico que imita motor à combustão
Agora com vocação global, marca do escorpião revela o 500e Abarth. Modelo tem gerador de som para imitar ruídos de motor à combustão
Thiago Ventura
A marca do escorpião revelou globalmente nesta terça o novo 500e Abarth, totalmente elétrico. O produto chega junto com o Pulse Abarth para inaugurar uma nova fase da marca, que passa a adotar o lema “More Abarth than Ever” (Mais Abarth do que Nunca). A promessa é que o elétrico tenha desempenho mais emocionante do que os icônicos 500 Abarth à combustão, graças a uma melhor distribuição de peso, melhor torque e maior distância entre eixos.
Na World Premiere, o Brasil foi citado tanto pelo recém-lançado Pulse Abarth como pelo planejamento de lançamento do 500e Abarth. O carro está confirmado para a “fase 2”, quando chegará aqui e também no Japão. Na Europa, tem preço de 43.000 euros; ainda não sabemos o valor para o Brasil.
O carro estreia o novo logotipo de assinatura do escorpião, que foi modernizado e eletrificado visualmente para esses novos tempos. O compacto tem rodas 18″, emblema ‘Abarth’ no lugar de Fiat, para-choques dianteiro esportivo exclusivo e iluminação frontal full LED com nova assinatura visual.No lado de dentro, bancos esportivos com o escorpião aplicado, volante de três raios e painel com aplique em couro Alcantara
Segundo a Stellantis, o modelo elétrico tem desempenho melhor do que o 695 Abarth em capacidade de resposta. Isso é surpreendente, já que é um carro com motor de até 155 cavalos, potência inferior ao do Pulse Abarth, por exemplo. Ainda na comparação ao 695 Abarth, tem aceleração 50% mais rápida de 20 a 40 km/h do que seu correspondente a gasolina.
Isso é justificado pelo bloco elétrico mais responsivo, a distância entre eixos mais longa, que favorecem a dinâmica de direção. O torque é de 235 Nm instantâneos e segundo a marca faz de 0 a 100 km/h em 7s.
Leia também:
Teste com a Fiat Toro Ultra 2022
Fiat Fastback também é fast no aumento de preço
Fiat Fastback: cara de Pulse e traseira de BMW
Fiat Argo faz 5 anos com mais de 400 mil unidades vendidas
Modos de direção e os “sons” do motor
O novo 500e Abarth oferece três modos de condução: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. O primeiro é voltado para “passeio”, com aceleração suave, com potência e torques reduzidos e 136 cv e 220 Nm. O Scorpion Street libera toda a capacidade, mas maximiza a frenagem regenerativa. Já o Scorpion Track é para acelerar à vontade.
Muita gente reclama do silêncio dos carros elétricos, o que não costuma condizer com modelos de vocação esportiva. Para contornar isso, a Abarth aplica a estranha estratégia de colocar caixa de som para emular tal sensação.
Toda vez que o carro é ligado ou desligado, o sistema Key On-Off reproduz uma riff guitarra no interior da cabine. Do lado de fora, o AVAS (Sistema de Alerta Acústico do Veículo) ganha um “jingle” específico, também no estilo rock, enquanto o 500e convencional tem uma trilha mais italiana.
Para melhorar (ou piorar, de acordo com seu ponto de vista), o 500e Abarth é o primeiro e único carro urbano equipado com um Gerador de Som. Esse item acompanha o desempenho imitando um motor a gasolina. Será que o fundador Carlo Abarth aprovaria?
Equipamentos
Para o lançamento, a Abarth vai comercializar a série especial 500e Abarth Scorpionissima, limitada a 1949 unidades, número relativo ao ano de fundação da marca. Ela está disponível nas versões hatchback e cabrio e vem com a carroceria pintada nas cores Acid Green ou Poison Blue.
O 500e Abarth vem equipado de série com a tela touch Uconnect™ de 10,25” com um sistema de navegação integrado e Performance Pages, plataforma de serviços conectados com informações sobre as estradas e outras funcionalidades. O cluster é digital de tela de 7 polegadas.
O compacto conta com chave Abarth e keyless go, controle de temperatura automático, faróis altos/baixos automáticos, espelho interno eletrocrômico e carregador sem fio. Vem com sistema de áudio premium JBL, além do gerador de som.
Entre os equipamentos de segurança, informações sobre Sinais de Trânsito, Freio de Emergência Autônomo com reconhecimento de pedestres e ciclistas, Assistente Inteligente de Velocidade, Assistente de Faixa de Rodagem, Detecção de Motorista Sonolento, Assistência à Condução, Controle de Cruzeiro, Aviso de ponto cego e Ligação de emergência.