Scooter Apresenta Sistema Híbrido Leve com Consumo Estimado de Quase 50 km/l
A Yamaha lançou o Fluo ABS Hybrid, o primeiro scooter híbrido no mercado brasileiro, como também a primeira motocicleta, considerando todas as categorias. Com um preço de R$ 16.690, ele incorpora um sistema híbrido leve, semelhante ao encontrado em alguns automóveis, como o Fiat Pulse e Fastback. Este lançamento representa um passo importante na introdução de tecnologias híbridas também no segmento de motocicletas no país.
Detalhes Técnicos e Desempenho
O Fluo ABS Hybrid utiliza um sistema de assistência elétrica de 12V, conhecido como power assist, que funciona em conjunto com o motor de combustão interna de 125 cm³ de cilindrada, capaz de gerar 8,3 cv de potência e 1 kgfm de torque. O motor elétrico auxiliar é ativado durante situações que exigem maior esforço, como partidas, acelerações, retomadas de velocidade e subidas, oferecendo suporte adicional por três segundos. O funcionamento deste sistema pode ser monitorado através de um indicador no painel de instrumentos. Não é possível andar apenas no modo elétrico, já que o sistema não move as rodas e a bateria é pequena demais para isso.
O scooter será oferecido como a versão topo de linha do Fluo, sendo vendido por R$ 16.690, com um acréscimo de R$ 1.400 sobre os R$ 15.290 cobrados pela versão Connected, sem eletrificação.
Consumo e Eficiência
De acordo com a Yamaha, o novo Fluo é 12% mais eficiente em consumo de gasolina comparado ao modelo anterior, embora os dados oficiais ainda não tenham sido divulgados. A versão anterior registrava 44,1 km/l, sugerindo que o modelo atual pode atingir cerca de 49,3 km/l. A economia de combustível é atribuída ao sistema híbrido e à implementação de um sistema start-stop atualizado.
Design e Equipamentos Atualizados
A atualização do Fluo ABS Hybrid inclui um novo layout para o painel de instrumentos e a adição de uma porta USB-A para carregamento de dispositivos móveis. A Yamaha também incluiu o Y-CONNECT, um sistema que permite conectar o scooter com um aplicativo no celular e conferir algumas informações como nível da bateria e do óleo, consumo de combustível e a localização da moto. A iluminação full-LED é uma das novidades do modelo 2025.
O scooter tem rodas de 12 polegadas e pneus sem câmara, ligados a uma suspensão dianteira telescópica, com curso de 90 mm, e traseira com curso de 88 mm. Vem com freio a disco na roda dianteira e tambor na traseira, usando também um sistema ABS. Está disponível em quatro opções de cor: azul metálico, preto metálico, branco metálico e vermelho sólido, com possibilidades de rodas pretas ou cinzas, dependendo da escolha de cor.
Veja também:
- Chevrolet Onix Tem Menor Desvalorização Entre os Carros Mais Vendidos de 2024
- Audi A3 2025 Chega ao Brasil com Design Renovado e Mais Torque
- Novo Chevrolet Spark EUV Tá Chegando Junto Com Outros Lançamentos