A Volvo acaba de apresentar a linha 2025 dos seus SUVs elétricos premium, XC40 e C40, agora renomeados como EX40 e EC40, seguindo a nova padronização da marca sueca, onde todos os modelos elétricos recebem a letra “E” em seus nomes. Apesar da mudança na nomenclatura, os híbridos plug-in XC60 e XC90 continuarão à venda no Brasil com seus nomes antigos.
Não vem pro Brasil
Embora a Volvo tenha anunciado a chegada da dupla de SUVs elétricos com nomes atualizados, algumas melhorias da linha 2025 não estarão disponíveis nos carros importados para o Brasil, especialmente o modo de condução Performance e o kit de estilo Black Edition.
O novo modo de condução “Performance” aumenta a potência total para 441 cv, com dois motores elétricos, um em cada eixo, bateria de 78 kWh de capacidade e 305 km de autonomia.
Por sua vez, o kit de estilo Black Edition oferece acabamento black piano, com pintura e acabamento em preto brilhante, rodas de aro 20 e novas opções de estofamento de microfibra.
Conjunto mecânico
Sem o pacote Performance, o EX40 e o EC40 seguem com as mesmas 2 opções de conjunto mecânico já ofertadas nas versões anteriores.
Na primeira, temos um único motor elétrico com tração traseira, 238 cv de potência e bateria de 69 kWh. A autonomia é de 367 km para o EX40 e 355 km para o EC40, ambas no ciclo brasileiro do Inmetro.
Já a segunda conta com a adição de um segundo motor, o que permite tração integral e um aumento na potência para 408 cv. Nesse caso, a bateria também aumenta, para 78 kWh. Porém, apesar do pacote maior, o alcance cai um pouco: 348 km no EX40 e 352 km no EC40.
O pacote de equipamentos permanece inalterado, com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital, câmera 360°, bancos com ajustes elétricos e sistema de som premium.
Quase igual
As mudanças de visual são praticamente imperceptíveis, sendo que a única efetiva alteração é o logotipo colado na tampa do porta-malas, que foi substituído.
O pacote de equipamentos permanece inalterado, com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital, câmera 360°, bancos com ajustes elétricos e sistema de som premium.
Sendo assim, as dimensões seguem inalteradas.
O EX40 possui 4,42 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. O espaço no porta-malas também é amplo, com capacidade para 432 litros.
Por sua vez, o EC40 tem 4,44 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,59 m de altura e os mesmos 2,70 m de distância entre-eixos. O porta-malas dispõe de 413 litros.
Previsão de chegada e preços
Apesar de ainda não ter confirmado os preços para o mercado brasileiro, a Volvo estima que a dupla de SUVs elétricos desembarque no país até julho deste ano. Com a chegada dos novos EX40 e EC40, a marca sueca reforça seu compromisso com a eletrificação e sua busca em se manter em destaque no mercado de veículos premium sustentáveis no Brasil.
Cabe lembrar que os híbridos plug-in da Volvo, XC60 e XC90 seguirão à venda no Brasil com a nomenclatura antiga.
Veja mais:
- Toyota, Mazda e Subaru se unem para fazer frente à eletrificação
- Nissan Kicks de nova geração: maior e mais refinado
- Hilux a hidrogênio dará as caras nas Olimpíadas de Paris