A versão mais bruta feita até hoje nos 81 anos do utilitário
O renascimento do Ford Bronco mexeu com o orgulho da Jeep. O jipe cascudo da Ford chegou cheio de robustez, com direito a peças destacáveis, seguindo o caminho do velho soldado da Jeep. Mas para mostrar quem é que manda no pedaço, a FCA resolveu ativar uma receita que estava adormecida.
A Jeep apresentou o Jeep Wrangler Rubicon 392, a versão mais bruta feita até hoje nos 81 anos do utilitário que deu nome à categoria. O 392 é uma criatura bizarra. Esqueça o compacto e valente motor 2.0 turbo de 272 cv oferecido no Brasil. Ele voltou a usar um V8 sob o capô.
Essa versão é equipada com um imenso Hemi 6.7 litros que entrega 470 cv e 65 kgfm, acoplado a uma transmissão TorqueFlite de oito marchas e, claro, tração 4×4 com reduzida e diferencial Dana 44. Tudo isso garante muita força ao jipão no fora de estrada, que calça pneus de 33 polegadas, montados em rodas aro 17.
Por outro lado, ele também mostra que é ágil no asfalto. Para se ter uma ideia, esse paquiderme de mais de duas toneladas, acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. E, atendendo ao gosto norte-americano, faz o quarto de milha (0 a 400 m) em 13 segundos.
Alto, esse Wrangler conta com 26 cm de altura livre do solo e, com entre-eixos alongado e balanços curtos, seus ângulos de ataque (44,5°), central (22,6°) e de saída (37,5°) permitem que encare qualquer obstáculo.
“Este é o Wrangler mais poderoso, rápido e capaz que jamais construímos. O kit de elevação de fábrica e o abundante torque a baixas rotações do V8 tornam o Rubicon 392 o rei das montanhas, tanto se vai por um terreno rochoso a baixa velocidade, quanto se precisa superar uma rampa inclinada. Para completar, no asfalto, o Rubicon 392 é capaz de desenvolver grande velocidade”, garante Jim Morrison, que não é reencarnação do líder do The Doors, mas responsável pela marca Jeep na América do Norte.
Galeria de Fotos do Jeep Wrangler Rubicon 392
O 392 conta com pacote de conteúdos farto, com central multimídia de 8,4 polegadas, equipada com conexão Apple CarPlay e Android Auto, assim como câmera de ré e GPS. O multimídia conta ainda com clinômetro, que permite conferir ângulos de inclinação lateral e longitudinal da carroceria. Trata-se de um recurso fundamental para uso no fora de estrada, já que alerta sobre os limites de condução em condições íngremes de uma trilha, evitando um capotamento, além de um acabamento sofisticado, com direito a bancos revestidos em couro.
Suas vendas começarão no primeiro trimestre de 2021, nos Estados Unidos. Por aqui, sua importação é pouco provável, uma vez que a marca já vende uma versão com valores acima de 400 mil reais e volume de vendas de aproximadamente 50 unidades em 2020. E esse, com certeza, se importado ultrapassará a marca do meio milhão…
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