Se você pergunta a qualquer pessoa qual o carro ideal que ela gostaria de ter, com certeza a maioria vai dizer que é um que seja econômico e com bom desempenho. Bom, diriam os mais antigos, ou você quer um carro econômico ou com bom desempenho. Os dois juntos, não dá!
Quer dizer, não dava. O Volkswagen up! TSI está aí para mostrar que isso é possível. Apesar de ter motor 1.0, o desempenho é igual ao de um carro com motor 1.8 e gasta menos que um popular. Ou seja, faz você esquecer por completo o fraco desempenho da grande maioria dos carros com motor de 1 litro e, ainda, surpreende quando é comparado a carros com motores maiores. E o que é melhor, vive longe dos postos de combustível.
O segredo disso tudo é o novo motor flex de três cilindros de 1.000 cm3 de cilindrada, com turbo compressor desenvolvido no Brasil. Ele tem 90% das peças diferentes do similar 1.0 aspirado, que é usado no up! normal.
Com injeção direta de combustível (o que permite eliminar o sistema de partida a frio com etanol) comandos de válvulas de admissão e escapamento variáveis, intercooler e uma turbina pequena, praticamente não se sente o chamado “turbo lag”, aquele retardo do turbo para entrar em funcionamento. Com esse pacote ele entrega o torque máximo de 16,8 kgfm já a 1.500 rpm, permitindo acelerações progressivas que facilitam a vida mesmo no para e anda do trânsito.
Além do ótimo torque, que permite retomadas rápidas e sem obrigar a constantes reduções de marchas, o pequeno motor fornece 101 cavalos com gasolina ou 105 com etanol. Ou seja, com o combustível derivado da cana de açúcar, ele faz de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e chega aos 184 km/h. Com gasolina, em 9,3 segundos e 182 km/h respectivamente. Uma curtição para quem gosta de carros pequenos e espertos.
Para permitir uma dirigibilidade mais suave e um melhor aproveitamento do motor, o diferencial foi alongado em 26% em relação ao usado no up! normal, deixando todas as marchas mais longas, o que beneficia também o ruído interno. Por exemplo, a 120 km/h em uma estrada, o motor está a apenas 2.800 rpm e praticamente não é ouvido.
Um conjunto que faz com que o consumo também seja muito baixo. No circuito de teste, metade cidade/metade estrada, chegou a ótimas médias de 10,6 km/l de etanol e 14,9 de gasolina, o que confirma a classificação que os up! TSI ganharam do Inmetro, como sendo, atualmente, os carros mais econômicos, excetuando-se os híbridos. Quer dizer, não dá para reclamar nem do consumo, nem do desempenho.
Para controlar a fúria do pequeno motor e evitar que as rodas arrastem em falso nas arrancadas a um toque mais forte do acelerador, principalmente em pisos molhados, todos os up! TSI são equipados com controle de tração. Além disso, o equipamento eletrônico ajuda nas curvas, já que não deixa a roda interna girar em falso, permitindo um controle maior do carro.
Em função da maior potência e desempenho, foram feitas outras alterações no conjunto do up! TSI em relação ao normal: molas e amortecedores recalibrados e freios e embreagem reforçados.
Outra alteração foi na carroceria. Para que o intercooler do turbo coubesse dentro do vão do motor sem problemas, o para-choque dianteiro foi alongado em 4 centímetros. Mas o trabalho foi muito bem feito e, praticamente, não se nota a diferença. Outro detalhe é que todas as versões TSI têm a tampa traseira pintada de preto, dando a impressão de continuidade do vidro. Um truque para ficar parecido com a versão européia do up! que tem a tampa do porta-malas toda de vidro.
Por falar nisso, o novo motor TSI é de série nas versões black, white, red e na série especial speed. É opcional nas versões move up!, high up! e cross up!. Só não está disponível na versão básica take.
No restante ficam iguais. Como este cross up! que testei, que de aventureiro só tem a fantasia. Não tem suspensão mais alta ou pneus para uso misto para, ao menos, justificar sua aparência. Só encara uma estrada de terra com um pouco mais de desenvoltura por conta do controle de tração, que ajuda caso encontre um barrinho pela frente.
O espaço interno, apesar de ter lugar para cinco, só é bom para quatro. Aliás, como deveria ser, já que na Europa, o up! só tem quatro lugares. O porta-malas é pequeno, mas, suficiente para o dia a dia, já que é um carro urbano. E, se o acabamento interno não é luxuoso, pode-se dizer que é correto e bem feito. Faltam, porém, detalhes como vidros elétricos traseiros (nem como opcional), cintos dianteiros com regulagem de altura, encosto do banco traseiro bi-partido para ampliar o espaço de carga, saídas de ar na parte central do painel, ou auxiliar de partida em rampa. Sem falar que o Maps & More, a central multimídia, não é das mais intuitivas, além de obrigar o motorista a tirar a mão do volante para faze-lo funcionar.
Um contra senso é no que diz respeito à segurança. É considerado o carro mais seguro do país em sua categoria e ganhou nota máxima em proteção de adultos e crianças, detalhe que se tornou o grande argumento de venda. Por isso, não dá para entender como a fábrica não coloca também cinto de três pontos no meio do banco traseiro e nem o importante controle de estabilidade. Equipamento esse que, junto com o controle de tração, é de série nos modelos vendidos na Europa e, principalmente, nessa versão mais apimentada.
Enfim, se você estiver com intenções de comprar um up!, não pense duas vezes para optar pela versão TSI. A relação custo/benefício, como na versão normal, também não é das melhores, mas tem a vantagem de ser um carro moderno, delicioso de dirigir e que ajuda você a aumentar a poupança.
Preços:
cross up! TSI R$ 47.030
move up! TSI R$ 43.490
high up! TSI R$ 48.030
black, red, white TSI R$ 48.690
speed up! TSI R$ 49.990
Notas do Emilio para o VW cross up! TSI 2016
Itens de série e opcionais cross up! TSI
Fotos: Camila e Emilio Camanzi
Ver comentários (21)
Parabéns pelo retorno, Emilio. JÁ estávamos saudoso das manhãs dos domingos. JÁ dá para matar a saudade.
GOstaria que você testasse ou fizesse um comentário sobre os motores 1.0 turbinados. SAo motores confiáveis? NAo trarão dores de cabeças futuras para os proprietários?
OBrigado e Parabéns.
Caro Rafael,
obrigado pelo prestigio. Fique tranquilo quanto aos motores 1.0 turbo. São muito confiáveis e o que há de mais moderno. Como foram projetados para serem turbo, com pistãos, bielas e bronzinas dimensionadas para suportar as mairoes pressões do motor, possuem a mesma resistência dos motores aspirados.
Um abraço
Emilio, tenho um Cross up tsi to com ele a uma semana, o carro é muito bom mesmo, mas to sentindo uma coisa estranha, quando piso na embreagem ate o fundo ela treme o que pode ser? Desde já agradeço
Caro Geraldo, assim à distância é meio difícil de fazer um diagnostico. Meu conselho é que você vá até uma concessionaria Volkswagen, de preferencia onde você comprou e carro, e pedir para que eles verifiquem qual a origem do problema. Acredito que não seja nada de grave, mas seria bom você ter a analise da concessionária por questões de garantia.
Um abraço
Caro Emílio, sou um grande sã seu. Muito obrigado pela atenção. Tive na concessionaria e eles me falaram que é normal, mas em outro que olhei não tinha isso. Por isso minha preocupação. Mais uma vez muito obrigado. E não posso esquecer que esse carro é muito bom mesmo, muito econômico e muito forte ele da show em muitos carros maiores. Sucesso sempre. Grande abraço.
Emílio, boa tarde!
Tenho um Punto 1.6 16v E-torq ano 2013, que também é um bom carro. Mas, ao comentar com amigos a vontade em trocar para um Cross up TSI dizem que sou louco ao trocar um Punto por um UP...
O que você acha? Farei uma boa escolha ao troca um Punto por um Cross UP TSI?
abraço!
Caro Fernando
São dois carros bem diferentes. O Punto é um compacto premium, o Cross up! um "sub-compacto" devido às menores dimensões de sua carroceria e com estilo "aventureiro". E, claro, também é um pouco mais apertadinho dentro. Porém, o TSI tem o motor 1.0 turbo que além de permitir um bom desempenho, é muito economico. Dá uma olhada na matéria que fiz no Blog Carros com Camanzi do Cross up!(http://carroscomcamanzi.com.br/vw-cross-up-tsi-pequeno-competente/) e do Palio Blackmotion (http://carroscomcamanzi.com.br/feito-para-quem-so-curte-o-visual/). Depois você mesmo pode tirar suas conclusões.
Um abraço
Olá Emilio, tudo bem?
Comprei um Cross UP! TSI 0km, que chega na semana que vem! Tenho uma dúvida, por ser um carro com motor turbo, quero ter um cuidado maior e nos primeiros 500 ou 1.000 quilômetros quero utilizar o melhor combustível possível para amaciar o motor. Qual combustível você me aconselha? Etanol, Gasolina comum, Gasolina aditivada ou Gasolina Premium? Pensei em usar a podium, porque o motor TSI já tem taxa de compressão de 10,5:1 e produz menos atritos, o que deve ser bom para um motor novo, o que você aconselha para estes primeiros quilômetros sem pensar em custo e sim em manter o bom funcionamento e durabilidade longa ao motor.
Muito obrigado.
São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
Caro Francisco
Como todo bom motor moderno ele aceita sem problemas qualquer combustível à venda, desde que não sejam "batizados"... Se você está tão preocupado, coloque a Pódium ou etanol. O mais importante é você andar com ele normalmente mas sem abusar nos primeiros quilometros (uns 500 mais ou menos) para que todas as peças móveis se ajustem.
Um grande abraço
Emilio
km/L Trip Odometer (km) Fill Amount Price per Unit Octane Conditions Temp
0 18 18 46.460 4.759 Gas. Podium - Cidade Podium 23.0
13.28 606 624 45.640 4.759 Gas. Podium - Misto Podium 32.5
12.10 557 1,181 46.020 4.999 Gas. Podium - Cidade Podium 19.5
13.03 604 1,785 46.350 3.899 Gas. Aditivada - Misto Aditivada 18.5
12.89 433 2,218 33.604 3.690 Gas. Aditivada - Cidade Aditivada 15.5
17.67 560 2,778 31.696 3.890 Gas. Aditivada - Estrada Aditivada 17.5
15.54 421 3,199 27.100 3.789 Gas. Aditivada - Estrada Aditivada 16.5
16.19 419 3,618 25.880 3.790 Gas. Aditivada - Estrada Aditivada 16.5
15.10 703 4,321 46.550 3.570 Gas. Aditivada - Misto Aditivada 18.5
13.51 634 4,955 46.930 2.490 Etanol Comun - Misto Aditivada 4.0
9.24 433 5,388 46.877 2.590 Etanol Comun - Cidade Etanol 13.0
9.49 451 5,839 47.517 2.490 Etanol Comun - Misto Etanol 13.5
9.42 447 6,286 47.430 2.470 Etanol Comun - Misto Etanol 23.0
9.45 399 6,685 42.240 2.590 Etanol Comun - Misto Etanol 13.0
10.16 478 7,163 47.040 2.390 Etanol Comun - Misto Etanol 22.5
9.11 411 7,574 45.106 2.390 Etanol Comun - Cidade Etanol 13.5
9.23 432 8,006 46.800 3.490 Gas. Aditivada - Cidade Etanol 21.0
12.12 311 8,317 25.655 3.590 Gas. Aditivada - Cidade Aditivada 18.5
13.31 622 8,939 46.745 3.590 Gas. Aditivada - Misto Aditivada 26.0
12.00 540 9,479 45.000 3.590 Gas. Aditivada - Cidade Aditivada 20.0
14.06 266 9,745 18.921 3.590 Gas. Aditivada - Misto Aditivada 21.5
Muito obrigado Emilio, optei pela Pódium nos 3 primeiros tanques. Acima (espero que na hora de postar fique em ordem). Decidi compartilhar a média de km/l aferido na bomba, desde 15/04/2016 a 28/08/2016 com percurso de 9.745km entre Estrada, Cidade e Misto, utilizando Gasolina e Etanol.
Estou muito contente com o VW Cross UP TSI e recomendo a aquisição.
Agradeço a sua ajuda pela decisão.
$UCE$$O Emilio
Francisco Alionço
São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
Boa tarde, acabei de adquirir um Up cross Tsi, e sinceramente nesses 20 dias que estou usando o meu a trabalho porque viajo em torno de 5.000 km/mes já estou sentindo uma diferença absurda em meu bolso com relação a gasto com combustivel, pois estou abastecendo com gasolina e o mesmo está fazendo uma média de 16 km/l entre cidade e estrada, e com um diferencial, ando diretamente com ar condicionado ligado.
Com relação a beleza tambem não acho bonito, mas o que importa pra mim é o custo x beneficio, e nesses quesitos estão me satisfazendo plenamente.
Por isso recomendo a quem possa interessar se tratar de um belissímo carro.
Gde abraço a todos
Grande Emílio, não conhecia este seu site. Fiquei contente em vê-lo por aqui também.
Comprei um VW UP TSi numa oferta que já disponibilizava o Maps & More. Posteriormente, lí aqui na internet que os radios dos modelos dotados desse sistema são diferentes, vez que não possuem entrada USB. Ademais, há informações na internet de que o Bluetooth também dependeria do aparelho para funcionar. Estas informações procedem? Porque retirar a conexão via entrada USB e vincular o Bluetooth ao aparelhinho que pode quebrar, ser perdido ou roubado, se nas outras versões sem o aparelho existem ambas as opções no som do carro?
Se eu soubesse disso, não teria comprado a versão com o Maps & More.
Abraço!
Oi Marcelo
É isso aí. Com o Maps&More o Bluetooth funciona por meio dele, já que possui uma tela especifica para a telefonia. Não tem outra opção...
Um abraço
Obrigado, Emílio. Já peguei o carro e estou gostando bastante. Inclusive, tenho testado o Maps & More em trajetos conhecidos e ele tem funcionado direitinho. O pareamento foi rápido com Android, o telefone funciona bem para realizar e receber chamadas. Algumas pessoa relataram erro na leitura do cartão SD. Mas transferi o conteúdo do USB para um micro SD 16gb da SanDisk e tem funcionado perfeitamente, sem nenhum erro de leitura, ocorrendo o mesmo com a conexão Bluetooth. Minha escolha pelo Maps & More se deu pelo fato do computador de bordo do UP! ser muito pequeno e com o sistema de entretenimento você traz todo o conteúdo para uma tela de 5" colorida, inclusive o Park pilot que orienta o condutor não apenas por meio de sinal sonoro, mas por um gráfico colorido indicativo do local exato do obstáculo! Assim, deixo este relato para ajudar quem estiver em dúvida com relação ao Maps & More. Tem muito terrorismo na internet a respeito do sistema. Gostei bastante!!!!
Abraço!
Valeu Marcelo. Sempre que precisar estou às ordens.
Abraço
Mal chegou as concessionárias o Up já teve um aumento em setembro. R$600 em todas versões exceto a Speed Up que manteve os R$49990.
É a crise... Mas ele já era caro antes disso.
abraço
Motor show esse TSi.
Se é, anda muito.
Abraço
Desculpem os amantes, mas Volkswagen nunca mais! Tive um Gol 16v 1. 0 e, depoos de inúmeros problemas, inclusive ter feito o motor com pouco mais de 20mil km, decidi que Volks nem de graça!
Realmente Rodrigo, esse motor da VW não foi dos melhores.
Abraço