Picape média-compacta terá motor híbrido flex para disputar com Fiat Toro e Ford Maverick. Tarok vai usar plataforma MQB-0
Um dos veículos que mais chamou a atenção no Salão do Automóvel de 2018 vai, enfim, chegar ao mercado. Trata-se da Volkswagen Tarok, uma picape monobloco rival de Fiat Toro e Ford Maverick. O veículo deve ser lançado em 2026 e terá motorização híbrida flex.
Será o capítulo final da verdadeira novela da picape média-compacta, situada acima da Saveiro e abaixo da Amarok. Uma solução já de sucesso em outras marcas, mas a Volkswagen sempre não seu prosseguimento. Além disso, suas irmãs seguem como Zumbis no mercado, enquanto a concorrência já avançou em nova gerações e tecnologia.
As informações dos planos da Volkswagen, com a nova picape e o motor híbrido flex, foram revelados em acordos firmados com sindicatos das várias cidades em que possui fábrica. O produto faz parte do investimento de R$ 5,2 bilhões que a montadora fará no Brasil até 2028.
A Tarok deve sair do papel conforme revela o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). O dirigentes participaram de apresentação feita para os funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR).
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Ao contrário da plataforma MQB, utilizada no conceito exibido no Salão do Automóvel em 2018, a Tarok de produção em série vai usar a MQB-0, a mesma do T-Cross. Com isso, esperamos soluções semelhantes às encontradas na linha Tracker-Montana. Ou seja, a futura Tarok será uma espécia de T-Cross com caçamba.
Motor híbrido flex
A nova Volkswagen Tarok e outros produtos da marca terão também uma novidade sob o capô. A Volkswagen está expandindo sua presença na produção de veículos eletrificados no Brasil, com planos de fabricar o motor 1.5 híbrido Evo2 em sua planta em São Carlos, no interior de São Paulo.
A novidade foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, que também destacou a capacidade do motor para operar com etanol e gasolina. A informação foi detalhada durante o processo de extensão do Acordo Coletivo Coletivo de Trabalho (ACT) até 2028.
O motor 1.5 Evo2 foi lançado aproximadamente há um ano na Europa e representa peça central nos planos da Volkswagen. O motor entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, dos semelhantes ao atual 1.4 TSI. Mas o novato tem avançadas, incluindo geometria variável do turbo, sistema eletrônico de gerenciamento de cilindros ACTPlus, e opera no ciclo Miller, caracterizado pelo fechamento antecipado das válvulas de entrada para otimizar a eficiência de combustível. No caso brasileiro, o motor será flex e adequado às novas exigências de emissão de poluentes.
O CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, já havia falado no compromisso da marca com a eletrificação de sua linha. A fala do executivo aconteceu apresentação do ID.4. A Volks vai oferecer opções de carros híbridos leve, pleno e plug-in, dependendo do porte e da proposta de cada veículo.
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