Venza: o Corolla Cross do Tio Sam

A Toyota acaba de apresentar a nova geração do Venza, nos Estados Unidos. Trata-se de modelo familiar vendido entre 2008 e 2015 e que agora retorna como um SUV com carroceria cupê para se posicionar entre o C-HR e o RAV4. Com desenho arrebatador (coisa que não é fácil na Toyota), esse SUV será a versão norte-americana do nosso Corolla Cross.

O Venza chegará ao mercado apenas com motorização híbrida, que promete consumo combinado (urbano e rodoviário) na ordem de 17 km/l. Pode não parecer muito, mas para um SUV desse porte e com tração integral, é um desempenho considerável.

300x250

O conjunto mecânico, batizado de  Toyota Hybrid System II, combina um motor 2,5 litros com três módulos elétricos. A unidade a combustão conta com sistema de refrigeração variável (bomba de água elétrica, termostato elétrico) e uma bomba de óleo totalmente variável, que segundo a marca contribui para a eficiência do bloco. A potência combinada dos quatro motores é de 219 cv.

O sistema de tração integral conta com um dos motores elétricos montado junto ao eixo traseiro. Essa unidade tem programação para entregar 80% do torque para as rodas posteriores e outros 20% para ajudar o eixo dianteiro. No entanto, ele pode reservar toda a força para seu eixo quando há demanda.

Estilo do Toyota Venza

O Venza impressiona pelas linhas fluidas, sem excessos de recortes dos últimos modelos da marca. A parte frontal se destaca pela grade elevada e os faróis afilados. Visto de lateral, há um quê de HR-V ampliado, mas com curvas que fazem dele bem musculoso.

No entanto, é na traseira que esse Toyota dá seu show. A cadência acentuada da coluna C, combinada com as lanternas afiladas e elevadas (ao melhor estilo Jaguar), dão ao modelo um estilo muito atraente. O conjunto se completa com as ponteiras duplas. O único excesso fica por conta da moldura cromada para os olhos de gato, que têm cara de carro chinês.

Por dentro do Toyota Venza

Se por fora o Venza é tão bonito que nem parece um Toyota, por dentro ele mais Toyota do que nunca. Apesar de contar com quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e um imenso multimídia flutuante (sem aquela cobertura do Corolla, que lembra uma TV de tubo), o estilo é bem mais sóbrio que o exterior. Mas mesmo assim é elegante.

O sistema JBL inclui áudio de alta fidelidade, conexão com smartphone, além de acesso às câmeras. A Toyota explica que a base de carregamento sem fio foi alargada para comportar telefones de tela grande como um iPhone 11 XR Max ou um Galaxy S20 Ultra.

Mas a cereja do bolo desse Toyota é o isolamento acústico. A marca explica que aplicou mantas mais densas para absorver ruídos externos assim como duas câmaras de ressonância no capô, que “coletam” o barulho. Até o escapamento foi projetado para reverberar o mínimo possível.

Tudo isso somado ao um padrão elevado de acabamento, com materiais acolchoados, bancos revestidos em couro e sistema de climatização digital de múltiplas zonas. Fala que não deu uma invejinha dos gringos, fala?


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada