Vamos pra terra!

Praticar fora-de-estrada é uma das grandes diversões que a moto oferece

Por Tite Simões

Existem duas formas de você começar a praticar atividades fora-de-estrada com moto: sem querer, quando no meio da viagem se depara com uma estrada de terra; ou por pura curtição e prazer! Vou começar pela segunda que é mais legal!

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Pilotar por estradas de terra ou trilhas é um grande barato. É um dos melhores aprendizados para se tornar um motociclista completo. Ter a experiência de pilotar uma moto específica de off-road em uma pista de motocross ou trilha representa um enorme incremento nas técnicas de pilotagem para qualquer outro tipo de moto. Até os pilotos campeões mundiais de motovelocidade treinam em pistas de terra como forma de adquirir sensibilidade para controlar as derrapagens.

No fora-de-estrada é preciso 100% de foco o tempo todo, porque o piso muda de coeficiente de atrito de uma hora pra outra. O piloto vem na reta, com um tipo de piso, freia em outro piso e faz a curva em um terceiro e quando acelera encontra um quarto tipo. Imagina o quanto de variáveis podem mudar em apenas 200 metros de terreno!

Pratiquei enduro por mais de 10 anos, mas desde adolescente adorava andar de moto por estradas de terra. Até porque o bairro que eu morava não tinha rua asfaltada! E os terrenos baldios viravam pistas de motocross e bicicross feitas pela molecada mesmo.

Começar no fora de estrada exige antes de tudo equipamento adequado. Não só a moto, evidentemente, é preciso investir em equipamento básico porque a gente cai muito! E nem adianta pensar “ah, eu não vou cair…” porque é simplesmente inerente à atividade. Como o piloto de off-road permanece mais tempo em pé, apoiado apenas nas pedaleiras, as quedas são até mais lentas, mas de uma altura maior. Por isso, a chance de se machucar é grande.

É preciso investir em um bom equipamento, mas saiba que eles duram muitos e muitos anos. Tenho bota com mais de 15 anos e continua inteira. Esse primeiro investimento é alto, mas ele se dilui ao longo dos anos e na primeira queda ele se paga.

Em seguida o “neo-offroader” precisa começar a praticar. No Brasil já existem alguns cursos que ensinam os primeiros passos e é sempre melhor aprender com um professor do que com um amigo impaciente. Depois, é hora de praticar. Hoje existem pistas de motocross e cross-country particulares em várias cidades do Brasil. É muito fácil construir uma pista de cross, basta o terreno e um trator bobcat.

Já a trilha envolve uma infraestrutura um pouco mais complexa. No meu tempo, a gente ia rodando com as motos de trilha até chegar aos trechos de terra. Hoje, a fiscalização pega no pé (com razão) e é preciso levar a moto ou em uma carreta ou na picape (já escrevi sobre isso). Também é preciso ficar esperto com as áreas que podem e as que são proibidas a entrada de veículos motorizados.

Em termos de segurança, quando pegar estradinhas de terra, lembre-se sempre que tem outros veículos vindo em sentido contrário, alguns bem grandes e cheios de ferro, além de pedestres e ciclistas. E quando estiver na mata fechada, fique atento aos animais. Eles se assustam com o ruído das motos e podem correr justamente em sua direção!

Tenha sempre um kit básico de ferramentas e, hoje em dia, um telefone celular. Leve uma mochila com água e algumas barras de cereal. A lista de itens para fora de estrada é enorme e não caberia aqui em apenas uma coluna. A melhor fonte de informação são os amigos praticantes ou mesmo o Mr. Google. Procure se informar porque existem inúmeras dicas importantes para segurança e de pilotagem. Por exemplo, como passar por atoleiros, enfrentar subidas íngremes, pisos de baixa aderência etc.

Mas de uma coisa você pode ter certeza: isso vicia! Uma vez inoculado com o vírus do fora de estrada dificilmente vai encontrar uma vacina. Pode começar a se embrenhar pelo mato porque moto e mato combinam perfeitamente!

Honda XLX 250 Teste da Honda XLX 250R em 1987. (Foto: Mário Bock)
Honda XLX 350R Teste da Honda XLX 350R, não lembro o ano... eu não gostava de deixar a roda dianteira no chão! (Foto: Mário Bock)
Hornet Use motos adequadas, a Hornet não serve! (Foto: Fábio Arantes)
Honda CRF 230 - Voando Voando com a Honda CRF 230. (Foto: Caio Mattos)
Agrale Explorer 27.5 Agrale Explorer 27.5 era muito divertida. (Foto: Mário Bock)
Yamaha DT 200 Com a Yamaha DT 200. totalmente equipado (Foto: Mário Bock)
Eu mesmo matando a saudades do motocross na Honda CRF 230. (Foto: Caio Mattos)

 

Acabou asfalto e agora?

Quando você não está com uma moto de uso misto e de repente dá de cara com uma estrada de terra algumas dicas podem ajudar. Se o piso estiver seco pode esvaziar um pouco (cerca de 5 libras) cada pneu para deixar mais “macio”. Mantenha sempre uma marcha constante, evitando acelerações e frenagens bruscas. Lembre que a areia é um dos pisos com menos coeficiente de aderência da natureza. Pior só quando chove e vira lama! Nesse caso, além dos cuidados acima não se sinta envergonhado em andar com os pés perto do chão porque pode ser preciso um terceiro ponto de apoio. Nas motos urbanas o barro pode colar no pneu e embolar tudo no para-lama dianteiro travando o pneu. O jeito é parar e pacientemente tirar essa lama com a mão mesmo. Pode se preparar porque é uma meleca!

 

Equipamentos

Se a ideia é participar regularmente de atividades fora de estrada não economize no equipamento, principalmente nos itens que existem hoje em dia como joelheiras articuladas e protetores de pescoço. Esses equipamentos duram muitos anos e esse investimento acaba se diluindo. Mas é essencial para a segurança.

 

Cursos

SpeedMaster Off-Road – No Haras Tuiuti, SP (11) 9 9458-7351 www.speedmaster.com.br

Jean Azevedo Offroad School – No interior de São Paulo – (12) 9 9790-0987 www.offroadschool.com.br

Big Trails Adventure – Cambuquira, MG – www.bigtrailsadventure.com.br

Moto Atacama – Itu/SP –www.motoatacamaentretenimento.com.br

 

Tite Simões – Jornalista, piloto de teste e instrutor do curso Abtrans de Pilotagem.

Contato: info@abtrans.com.br

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