Unimog U430, pau pra toda obra

Unimog U430, pau pra toda obra

Se tem um “caminhãozinho” que não enjeita nenhuma parada, esse é o Unimog. Fabricado pela Mercedes-Benz para aplicações especiais, tem tração nas quatro rodas e é um dos veículos mais versáteis que existem no mundo. E, apesar do tamanho, é feito para o trabalho duro. Foi projetado pouco depois da Segunda Guerra Mundial para ser usado na agricultura na Europa. Sua produção começou em 1947. O nome Unimog vem do alemão “UNIversal-MOtor-Gerät”, e, devido à sua grande capacidade no fora de estrada e de tração, pode ser usado em florestas, montanhas, desertos, como veículo militar, de bombeiros e até como locomotiva para armar composições ferroviárias de carga.

Agora, por exemplo, os novos Unimog U430 estão em operação na cidade de Leogang, estado austríaco de Salzburg, limpando as estradas com neve. Como elas devem estar limpas até as 5 horas da manhã para garantir que nos horários de pico estejam desobstruídas, o trabalho é feito à noite, com temperaturas  que podem chegar a -20º centígrados.

[su_slider source=”media: 8517,8515,8516,8518,8519″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

O Unimog U430 é equipado com um motor diesel de 303 cavalos e um torque de incríveis 122,4 kgfm, o que lhe garante força suficiente para abrir caminho com facilidade por acúmulos de até 50 centímetros de neve. Sua manobrabilidade em qualquer terreno, além da tração nas quatro rodas, é assegurada pelos dois eixos direcionais e pela distância entre-eixos de apenas 3,150 m, permitindo que faça um retorno num espaço de 14,3 metros. É equipado também com um sistema de engate rápido da marcha-a-ré, chamado de “ré eletrônica rápida”. O sistema faz com que de uma marcha à frente passe para uma de suas três marchas à ré praticamente sem parar, agilizando, por exemplo, a limpeza de estacionamentos, quando deve operar indo para frente e para trás.

Outro importante destaque do veículo é o auxílio do dispositivo de limpeza de neve pelo sistema hidráulico do Unimog. Isso garante que uma parte do peso do equipamento de limpeza possa ser transferida para o eixo dianteiro. Além disso, o grau de balanço é ajustável de forma contínua, pelo painel de instrumentos do veículo. Esta função aumenta a tração no eixo dianteiro, reduz o desgaste da lâmina de limpeza de neve, protege a superfície da estrada e reduz o ruído. O U430 pode ser equipado com um tanque de combustível de 200 ou 240 litros de capacidade, garantindo operações demoradas com pouca necessidade de reabastecimento. Sua velocidade máxima é de 89 km/h.

Olha só ele trabalhando:

 

Ou acesse o link:

https://teamwork.specialtrucks-extranet.com/s/QmUQ80LoiiTp5Vr

 

Fotos: divulgação Mercedes-Benz

 

[su_divider text=”Vá para o topo”]

Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.

[su_divider text=”Vá para o topo]

[Contact_Form_Builder id=”1″]

[su_divider text=”Vá para o topo”]

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: