A Lotus acaba de apresentar a edição de despedida do simpático Elise. O roadster inglês está no mercado desde 1996. De lá para cá, passou por retoques visuais, trocou de motores, mas sua carroceria sempre foi a mesma.
Junto do Elise, o cupê Exige (lançado em 2000) também fará sua despedida. Com isso, a marca terá não uma edição, mas cinco configurações da Final Edition: Elise Sport 240, Elise Cup 250, Exige Sport 390, Exige Sport 420 e Exige Cup 430.
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O Elise
O Elise Final Edition, contará com acabamento especial, quadro de instrumentos digital, em TFT, volante exclusivo, com acabamento em alcântara, etiqueta de identificação. Parece pouco, mas para quem já guiou um Elise, sabe que dentro desse Lotus não há espaço para futilidades. Afinal, são apenas 898 quilos.
Cada configuração do Elise conta com melhorias de desempenho. A versão Sport 240 Final Edition teve seu motor 1.8 ajustado para 240 cv e 24,4 mkgf de torque. Ele ainda recebeu novas rodas e pneus aro 16 na frente, e aro 17 na traseira.
Já na Cup 250 Final Edition, o roadster passou por ajustes aerodinâmicos, com novos difusores de ar. Ele também recebeu novas rodas, pneus Yokohama A052, amortecedores Bilstein e barras estabilizadoras ajustáveis. Seu peso final também foi reduzido para 931 quilos.
O Exige
O Exige foi a versão fechada do Elise. Foi projetado como opção para quem buscava ainda mais performance. Lançado em 2000, ele foi construído a partir do chassi Series 2 do Elise. Além do teto rígido, o Exige também podia vir equipado com motor Toyota V6 3.5 com compressor mecânico.
Na versão Sport 240 Final Edition, o Exige conta com as mesmas especificações do Elise. Mas são nas opções V6 que o carrinho fica ainda mais interessante. A Sport 390 Final Edition, chega como substituta da antiga Sport 350.
O motor foi ajustado para entregar nada menos que 397 cv. Ou seja, 47 cavalos-vapor a mais que o convencional. Com torque de 47 mkgf, a versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge máxima de 275 km/h. Na Sport 420 Final Edition, o ganho foi de 15 cv, chegando a 425 cv. Já o peso foi reduzido para apenas 1.100 quilos. O resultado é um 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e máxima de quase 290 km/h.
E, para fechar a conta, a Cup 430 Final Edition chega com 435 cv sob o capô. A versão foi feita para uso em pistas, e garante o 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. O carro recebeu amortecedores de competição, freios com pinças AP Racing, barras estabilizadoras Eibach, pneus Michelin Pilot Sport 2 com aros 17 e 18 (dianteira e traseira), além de bodykit feito em fibra de carbono.
Fotos: divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
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