Toyota Supra como deveria ser

Quando a Toyota finalmente apresentou a versão definitiva do GR Supra, algo estava fora de compasso. Alguma coisa incomodava no cupê japonês com alma de BMW Z4. Era a ausência do grande aerofólio, marca registrada de seu antecessor descontinuado em 2002.

Agora a marca japonesa deu sinais de que irá corrigir tal heresia. Ela acaba de apresentar a versão conceitual Top Sport, que resgata o apêndice aerodinâmico. E se não bastasse, esse estudo ainda conta com o teto removível, que faz dele um targa, como nas terceira e quarta gerações.

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O estudo foi criado para o SEMA Show, a popular feira de carros modificados de Las Vegas, que abre suas portas nesta terça-feira (2).

“Estamos muito entusiasmados por finalmente ter a chance de mostrar essas duas construções incríveis do GR Supra no SEMA Show. A equipe fez um trabalho espetacular de customização e fabricação para homenagear Supras que veio antes e, finalmente, vamos mostrá-los juntos para que os fãs do SEMA possam vê-los de perto e pessoalmente”, explica Lisa Materazzo, vice-presidente do grupo – Toyota Division Marketing.

Supra aberto

O conceito foi desenvolvido a partir de Supra convencional, com teto inteiriço. O trabalho de corte para transformar o cupê em targa ficou a cargo da oficina KC, em Fort Worth, Texas. “O aço foi um pouco mais difícil de cortar do que esperávamos. Começamos com uma serra a ar e não chegamos a lugar nenhum muito rápido”, recorda KC Matheu, proprietário da oficina.

De fato, a estrutura do Supra é bastante rígida, principalmente no habitáculo, que forma a célula de sobrevivência. E quando se trata de carros esportivos, é preciso carregar “dureza”, pois são carros projetados para alta performance e não podem retorcer nas curvas. Mas a turma da KC deu conta do recado.

O Supra ganhou ainda novos para-choques, saias e difusores. Até mesmo as lanternas receberam luzes circulares, em referência ao Supra MKIV. Mas a cereja do bolo é o aerofólio, que definitivamente faz desse Supra um Supra.

Hoje podemos dizer que o acessório é meramente cosmético, uma vez que a engenharia evoluiu a ponto dessas asas se tornarem desnecessárias em esportivos de rua. Mas um Supra sem aerofólio é um como um bolo sem cereja.

 


Fotos: Toyota/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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