Corolla GR-S 2021 – O mercado de automóveis esportivos é um nicho pequeno, o que faz com que poucos fabricantes se aventurem nesse terreno. Afinal, há custo de desenvolvimento, componentes, sem contar que acabam “tumultuando” o bom andamento da linha. Isso porque têm kits distintos, calibrações próprias de maquinário, dentre outras exigências. Sem contar que é preciso volume para amortizar os custos.
Assim, o caminho mais fácil é a importação. A Volkswagen importa do México o Jetta GLi, assim como a Honda trás do Canadá o Civic Si. Já a Toyota aposta numa solução de custo de produção bem mais brando, com o mínimo de investimento. E o mais interessante é que funciona bem.
Isso tudo é para dizer que a marca japonesa acaba de apresentar a versão “nervosa” para o Corolla, a GR-S, que substitui a finada XRS. A versão chega com a denominação padrão dos esportivos da marca, que levam as iniciais da divisão Gazoo Racing, como acontece com a atual geração do Supra e demais modelos apimentados vendidos lá fora.
No entanto, a versão ainda não tem preço e suas vendas começam no primeiro trimestre de 2021. Mas o que é certo é que esse carro terá direito a plaqueta numerada de identificação, como manda toda boa série esportiva.
Mas, bem longe de ser um carro de alto desempenho, o Corolla GR-S aposta mesmo é num visual mais exótico. No entanto, sem carregar nos adereços. Ele recebeu rodas aro 17 com desenho exclusivo, assim como novos para-choques, além de faróis e DRL em LED. Detalhes de acabamento, assim como retrovisores e teto na cor preta completam o conjunto.
Esse Corolla é oferecido em três cores: Branco, Vermelho, além de duas opções de preto. Por dentro a tonalidade noir também impera, o que deixa seu estilo mais “mafioso”.
Sob o capô do Corolla GR-S
Para a versão, a Toyota selecionou apenas o motor 2.0 de 177 cv e 21,4 mkgf de torque. Não se trata de uma unidade que arranque suspiros como uma unidade turbinada. Mas, ainda assim, esse bloco tem um temperinho a mais, com aquela pegada de motor japonês da velha guarda, em que seu vigor só aparece com o motor cheio.
Seu pico de potência é a 6.600 rpm e todo torque aparece em 4.400 giros, bem diferente dos modelos turbo, onde tudo acontece na casa das 2 mil rpm. A transmissão é a mesma unidade CVT com emulador de 10 marchas, que podem ser trocadas por borboletas.
E se no powertrain não há novidades, a Toyota garante que afinou a suspensão do GR-S para deixá-lo mais impetuoso. O carro recebeu novos amortecedores e molas, assim como novas barras estabilizadoras.
Conteúdos
A versão, que tem plaqueta numerada, é equipada com ar-condicionado digital, multimídia de oito polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré), partida sem chave, carregador de celular por indução, sensor crepuscular, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico. Ele ainda conta com sistema pré-colisão (com alerta e frenagem de emergência), monitor de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto com facho automático.
Assim, a Toyota consegue saciar a ânsia daquele consumidor fiel à marca, mas que busca um pouco mais de adrenalina, mesmo que seja induzida por um placebo.
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