Yaris Cross e picape híbrida são algumas das novidades da Toyota. Investimento de 2024 é o maior já feito em 66 anos da marca no Brasil
A Toyota confirmou nesta terça um investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030. O aporte será destinado à expansão de produtos eletrificados produzidos nacionalmente. A ação antecipa o lançamento de novos produtos como o Yaris Cross e uma futura picape monobloco rival de Fiat Toro.
Segundo o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, esse é o maior investimento já feito pela marca em 66 anos no país. Esses investimentos foram impulsionados por iniciativas do Estado de São Paulo e do Governo Federal. Tanto que reuniu no mesmo evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Rep).
Parte do montante, R$ 5 bilhões, já está confirmada até 2026 e inclui a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025. Trata-se do Yaris Cross, um SUV que pretende incomodar a concorrência chinesa. Além disso, outro modelo com a mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil, será revelado em breve.
“A Toyota está no Brasil há 66 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para oferecer soluções que atendam às necessidades dos consumidores. Estamos satisfeitos em ampliar nossa produção local, exportando para toda a região e gerando valor para a sociedade em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Rafael Chang.
- VW T-Cross 2025: Vale Quanto Custa?
- Toyota Hilux GR Sport no dia-a-dia e no Off-Road
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
Os investimentos possibilitarão a expansão da fábrica em Sorocaba (SP), que opera a plena capacidade devido à alta demanda por veículos eletrificados nacionais e internacionais. Para isso, serão construídas novas instalações, para as quais as operações produtivas de Indaiatuba (SP) serão transferidas gradualmente a partir de meados de 2025, com conclusão prevista até o final de 2026.
O movimento visa manter todos os empregos em Sorocaba, criando 500 novos postos de trabalho, com início das contratações em meados de 2026. Até 2030, a expectativa é gerar 2 mil empregos diretos, somando aproximadamente 10 mil empregos indiretos na cadeia produtiva.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil