Moda é moda e os SUVs estão aí pra confirmar isso. Todo mundo quer um e as fábricas, que não são bobas, oferecem opções para todos os gostos. Um exemplo é a GM, que agora tem também o Chevrolet Tracker RS, versão com pegada esportiva, já no modelo 2024. Ficamos com um durante uma semana pra ver qual é a dele. Ficou curioso também? Então, vem comigo.
Quando se fala em versão esportiva de algum veículo, o que se espera é que, além do visual, o desempenho também seja diferenciado. Mas, como em outros modelos da Chevrolet, não é o que acontece com as versões RS. Pelo menos o Tracker RS vem com o motor 1.2 turbo, o mais forte da linha.
A carroceria é exatamente igual a todas as outras versões. Difere apenas em detalhes, como grade esportiva estilo colmeia; gravata Chevrolet, nome do carro, retrovisores, maçanetas e rodas aro 17 polegadas em preto; logo RS na frente e atrás; faróis Full LED com máscara negra e lanternas em LED. Um visual que ficou discreto e de bom gosto.
Internamente o tom discreto foi maior ainda. Tem costuras vermelhas nos revestimentos em preto dos bancos; na faixa central do painel; no volante com base reta; e nos painéis de portas. E só. E no quesito mimos também é comedido. Tem apenas teto solar panorâmico; sensor crepuscular; chave presencial; e partida por botão.
Preço Tracker RS: R$ 160.590 (julho 2023)
Mas para um carro que custa mais de 160 mil, faltam algumas coisinhas… O ar-condicionado podia ser automático com saídas atrás; ter sensor de chuva; e já que a multimidia agora conecta celular sem cabo, um carregador por indução. O espaço interno é bom, leva cinco adultos. Mas, atrás, quem vai ao meio tem o desconforto do ressalto no assento e encosto. E o porta-malas, com dois níveis, tem até bons 393 litros de capacidade.
Segurança
Pelo menos em segurança se sai bem. Além dos seis airbags; Isofix; controles de tração e estabilidade; conta com dois auxiliares que eu considero os mais importantes: alerta de ponto cego e alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência.
Motor 1.2 Turbo – Flex – 12V
gasolina etanol
Potência (cv) 132 133
Torque (kgfm) 19,4 21,4
Pena que o motor é o mesmo 1.2 turbo da versão Premier. Não que seja ruim. Ao contrário, mas por se tratar de uma versão esportiva, poderia ter um pouco de pimenta para diferenciar o desempenho. Ou seja, ter um modo de condução Sport, como acontece com o Pulse Abarth. Assim, apesar dos até 133 cavalos e 21,4 quilogramas força metro do 1.2 turbo permitirem um desempenho razoável para a versão Premier, como ele é igual nesta versão RS, o 0 a 100 em 11 segundos e a máxima de 180 km/h com etanol, são insuficientes em um carro que se diz esportivo.
Desempenho
gasolina etanol
0 a 100 km/h (s) 11,1 11,0
80 a 120 km/h (s) 8,6 8,4
Vel. máxima (km/h) 180 180
O câmbio automático de seis marchas também é igual. Com trocas suaves e rápidas, principalmente nas reduções, não deixa a peteca cair. Mas tem um pênalti. Ele até permite trocas sequenciais, porém apenas por meio de um botãozinho na alavanca de seleção e só quando colocada no modo “L”. Merecia borboletas atrás do volante e que fossem ativas também em Drive.
Uma notícia boa é o consumo. Por compartilharem a mesma mecânica, o consumo ficou quase igual ao Premier que testamos em nosso mesmo circuito cidade/estrada. A pequena diferença a mais no RS se deve ao fato de que a GM eliminou o stop/start. De qualquer modo, como você pode comparar na legenda, continua bom, com médias de 8,1 km/l de etanol e 11,6 km/l de gasolina.
Consumo médio km/l (nosso circuito cidade estrada)
Premier RS
Etanol 8,5 8,1
Gasolina 12,1 11,6
No mais, novamente tudo igual ao Premier. Apesar de ter discos só na frente, os freios atuam bem; a direção elétrica tem o peso correto para cada situação e se comunica bem com o solo; e o isolamento acústico é bom. A suspensão, por sua vez, tende a privilegiar a estabilidade que, diga-se de passagem, é boa para um SUV. Absorve bem as irregularidades. Porém, por causa das rodas de aro 17 com pneus de perfil baixo, nem sempre consegue evitar a transferência de barulhos ao interior.
Rodas: 17” x 7”
Pneus: 215/55 R17
Mas de uma maneira geral é agradável ao rodar e dirigir.
E aí, vale a pena? Segundo a GM, as versões RS são para quem quer apenas uma aparência esportiva e não com um maior desempenho. Eu particularmente não concordo. Acho que as duas coisas devem estar juntas.
Por isso, como as duas versões tem o mesmo desempenho e consumo, eu colocaria mais 3 mil reais e compraria a versão Premier, que tem uns mimos a mais.
Tracker RS R$ 160.590
Tracker Premier R$ 163.490
(agosto 2023)
Como por exemplo carregador por indução, ar-condicionado digital e o Easy Park, que estaciona o carro sozinho. Detalhes que fazem a diferença. Mas gosto é gosto, né? Um abraço e até a próxima.
Notas do Emilio
Desempenho 6
Consumo 8
Segurança 9
Estabilidade 8
Acabamento 8
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Custo/Benefício 6
Ficha Técnica e Lista de Equipamentos do Tracker RS:
– Ficha tecnica Tracker RS 2024
– Lista de equipamentos e Preços Tracker – agosto 2023