Há duas semanas do Salão do Automóvel de SP, a Ford resolveu fazer uma prévia das atrações de seu estande. O grande destaque foi o Territory, um utilitário-esportivo (SUV) de porte médio que pode estrear por aqui nos próximos meses. O jipinho atualmente é fabricado na China, onde a marca é associada à Jiangling Motors e a forma como virá para cá ainda é um mistério.
Dados técnicos também não foram revelados, mas é sabido que ele é equipado com motor turbo da família Ecoboost e câmbio automático. Por dentro, o carro se destaca pela qualidade do acabamento, com revestimento em couro nos painéis e apliques com aparentam ser de madeira.
Outra novidade mais factível é nova linha do EcoSport que finalmente abandona o estepe na tampa do porta-malas, na versão Titaninum. Como o bagageiro não comporta um pneu reserva, nem mesmo daqueles emergenciais de banda estreia. A solução foi adotar pneus do modelo run flat, que consegue rodar até mesmo sem pressão. Para auxilidar o motorista, há kit de reparo bom bomba e material selante que veda o furo. No restante da linha, o rodão continua dependurado.
Ka Urban Warrior
Um destaque inusitado será o Ka Urban Warrior, uma versão conceitual do Ka Sedan com estilo aventureiro. O carro é um estudo que irá avaliar a receptividade do público na feira. Segundo executivos, foi desenvolvido a partir de questionamentos de clientes, aos concessionários, que gostariam de ter um sedã com suspensão elevada para rodar em estradas com pavimentação precária.
Outro conceito é a Ranger Black, com apliques que deixaram o visual mais agressivo. Um dos destaques é o emblema original, de 1903. A picape também recebeu a variação conceitual Storm, que também apela pra um estilo mais agressivo.
Só para ver
A Ford também levou a versão ST do utilitário Edge. A versão esportiva é equipada com motor 2.7 turbo de 338 cv que garante ao modelo um comportamento exemplar para bater de frente como as versões apimentadas de jipinho europeus como BMW X3, Audi Q5 e Jaguar F-Pace e similares. Outra promessa para o salão é a picape F-150 Raptor, que não estava na prévia, mas fará companhia ao Mustang e o restante da gama.
Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).