Territory estreia para brigar com Compass e patota dos médios

A Ford acaba de lançar o utilitário-esportivo Territory, importado da China. Ele chega para disputar mercado no segmento de médios, onde o Compass reina absoluto. Mas ele não quer roubar a coroa do SUV pernambucano. afinal é muito caro. Ele parte de R$ 166.900, na versão de entrada SEL, e salta para R$ 187.900, na opção topo de linha Titanium.

O Territory impressiona, principalmente, na versão Titanium que será o carro de volume, uma vez que a SEL existe para compor a tabela de preços. Seu grande barato está no pacote de conteúdos que conta com assistentes de condução como (ACC, frenagem automática, alerta de ponto cego e park assist). Ele ainda conta com quadro de instrumentos digital, ar-condicionado de duas zonas, com saídas para os bancos traseiros e um imenso multimídia, que permite conexão sem fio com iPhone.

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Tudo isso adornado por acabamento impecável, com direito a farta forração em couro bege, com direito a apliques em madeira. São elementos que enchem os olhos do consumidor e que acabam estimulando ele a levar um modelo inferior, mas com a certeza de voltar no futuro para buscar o jipão bacanudo.

 

Além disso, a Ford também deixa claro que não tem interesse em fabricar o carro por aqui. O vice-presidente de Vendas da Ford, Rogélio Golfarb, deixou claro que não existe esse plano, mas, caso o carro se torne um fenômeno de vendas, poderia entrar em pauta uma futura nacionalização.

Se por dentro o Territory impressiona, sob o capô ele não arranca suspiros. A unidade EcoBoost 1.5 de 150 cv e 22,9 mkgf de torque, é parelha com os motores das versões de entrada de seus concorrente, posicionados em faixas de valores mais baixos, com exceção do 3008. Não é um corredor, mas também não é um carro manco.

Já a transmissão é do tipo CVT, que emula oito marchas. Esse câmbio tem uma programação para operar sempre em baixo giro, quando há pouca demanda, uma vez que todo torque está disponível a partir de 1.500 giros. No entanto, no momento em que se pisa mais forte, ele ajusta as relações para elevar o giro com rapidez, uma vez que toda potência aparece somente a 5.300 rpm.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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