É com muito orgulho que agora temos Eduardo Pincigher fazendo parte de nossa equipe de colunistas no Carros com Camanzi. Jornalista automotivo com muita experiência e credibilidade no setor, além de um texto aprimorado, todas às semanas, às quartas-feiras, ele escreverá sobre mercado e tendências do setor automotivo, com leituras muito particulares do que está acontecendo, e ainda deve acontecer, no segmento automotivo do Brasil e do mundo.
Eduardo Pincigher tem 55 anos, é paulistano, formado em Jornalismo pela PUC-SP e tem MBA em Marketing. Atua no setor automotivo desde 1989, quando, ainda estagiário, ingressou na assessoria de imprensa da extinta Autolatina (VW e Ford). Ao concluir o curso na faculdade, o “tio Edu”, como é carinhosamente chamado no meio automotivo, entrou na revista Quatro Rodas, onde integrou a área de testes da revista. Passou também pela Motor Show e Oficina Mecânica, além de ter dirigido a Feira Livre do Automóvel e o Autoshow, que eram programas de carros para a TV Gazeta em São Paulo.
Transferido para o “outro lado do balcão”, em 2005, quando passou a atuar com Comunicação Corporativa e Assessoria de Imprensa, Pincigher foi gerente na Volkswagen e na Mercedes-Benz. Em 2011, a convite do empresário Sergio Habib, lançou a marca JAC Motors no Brasil. Ficou 13 anos à frente da Comunicação da marca chinesa no país.
Ao longo das últimas décadas, com a experiência de “testador de carros”, o jornalista ainda se aventurou nas pistas de corrida, tendo participado de três edições das Mil Milhas Brasileiras, em Interlagos. “Teria corrido muito mais se tivesse tido chances. Sou apaixonado por Automobilismo. E nunca passei vergonha. Terminei as três corridas e conquistei dois pódios”, afirma.
Desde 2018, o jornalista abriu sua própria agência de comunicação e passou a prestar serviços de consultoria a empresas do ramo automotivo. Marcas importantes foram suas clientes, como Mobiauto, Takao, Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas e Point S. Hoje, Pincigher possui 6 clientes em sua carteira: Porsche, GAC, Auto+, Festival Interlagos, Revo (veículos transformados) e Super Carros (locação turística de superesportivos em Gramado, RS), mas tem intensificado sua posição como colunista, fornecendo conteúdo para alguns dos sites mais relevantes do país.
“Antes de me formar como jornalista automotivo, eu era um adolescente que consumia tudo o que era publicado sobre automóveis, em especial nas revistas do gênero. Tinha grande admiração pelo Emilio Camanzi, que atuava na Quatro Rodas à época. Hoje é um motivo de muito orgulho ter sido convidado por ele para contribuir semanalmente com a coluna no Carros com Camanzi”, diz.
Bem-vindo “Tio Du”!