A grande atração da Suzuki no Salão do Automóvel de São Paulo foi o Jimny Sierra, nova geração do pequeno utilitário japonês, que tinha sido revelado meses antes. Agora, quase um ano após sua apresentação na mostra paulistana, o Jimny Sierra é lançado oficialmente e conviverá com seu irmão de geração anterior, produzido na fábrica da HPE, em Catalão (GO).
Oferecido em três versões, seus preços vão de R$ 104 mil a R$ 123 mil. Pode parecer caro, mas são uns dos valores mais acessíveis para quem busca um legítimo 4×4. Mais barato que ele, somente a atual geração, que tem preço inicial na casa dos R$ 75 mil.
O Jimny Sierra faz releitura do modelo original, de 1970. Trata-se de um veículo projetado para uso fora de estrada, mas que acabou ganhando comodidades para sobreviver no ambiente urbano. Sob o capô, ele conta com um motor 1.5 de 108 cv e 14,1 mkgf de torque. Pode parecer pouco diante de modelos robustos como Jeep Wrangler, Troller T4, Mitsubishi Pajero Full (duas portas) e até mesmo o Renegade turbodiesel 4×4.
Mas, a grande vantagem do Sierra, é que ele é um carrinho leve (1.090 quilos) e que conta com caixa reduzida que amplifica seu torque. Assim, vencer obstáculos que demandariam motores de maior deslocamento é fácil para esse japonesinho.
No entanto, ser leve não é sinônimo de fragilidade. O Sierra tem sua carroceria montada sobre um robusto chassi que suporta o sistema de suspensão de eixo rígido de três pontos. Assim, ele oferece ótima desenvoltura em terrenos acidentados, sem torcer a carroceria. Porém, não se pode esperar a maciez de um sedã norte-americano.
Por outro lado, ele conta com opção de transmissão automática, além de itens com controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa (Hill Holder), que elevam seu nível de segurança e também a comodidade quando está fora de seu habitat natural, na cidade.
Por dentro, o Sierra segue o padrão do Jimny nacional, com pequeno compartimento para bagagem, que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos. Ele oferece direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia, computador de bordo, comandos no volante, vidros e retrovisores elétricos.
Visualmente, o Jiminy é um dos carros mais simpáticos da atualidade. Ele parece um Mercedes Classe G em escala. Ele é daqueles carros que arrancam sorrisos como o Fusca, Mini (original) e Fiat 500. A diferença é que ele vai muito além do emborrachado piso do estacionamento do shopping.
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
Ver comentários (1)
Jipe só por fora, motor é de carro popular